Notícias

Jul 25, 2016

20 anos de Congresso: linha do tempo

O Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT chega à sua 20ª edição. Acompanhe como foram esses 20 anos de Congresso, bem como os acontecimentos mundiais marcantes dessas duas décadas.

1997 – No ano em que se anunciou o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, nascia também o Congresso Nacional de Direito tributário da ABRADT.

1998 – Acontecia a última Copa do Mundo do século XX, onde a seleção brasileira perdeu para a França, dando o título aos franceses. Nesse mesmo ano, acontecia o II Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT.

1999 – No ano do III Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, Fernando Henrique Cardoso tomava posse no seu segundo mandato, se tornando o primeiro presidente reeleito.

2000 – O Brasil comemora 500 anos de história no mesmo ano que chega a IV edição do Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, o homenageado foi ministro Sebastião Alves dos Reis.

2001 – O ano foi marcado pelos ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro. No mesmo ano o Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT chegava à sua quinta edição.

2002 – Brasil é o primeiro pentacampeão mundial no futebol da história. Nesse ano acontecia o VI Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, com homenagem à família do prof. José Luiz de Gouveia Rios.

2003 – No ano em que Lula assumia pela primeira vez a presidência e Daiane dos Santos se tornava a primeira brasileira a ganhar o campeonato mundial de ginástica olímpica, acontecia o VII Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, que teve como homenageado o ministro Tom Jobim.

2004 – No ano em que o Brasil brilhava nas Olimpíadas de Atenas com dez medalhas, sendo cinco de ouro, acontecia o VIII Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao Ministro Carlos Mário da Silva Velloso.

2005 – No ano em que o Vaticano recebeu o novo papa, Bento XVI, se consolidava a IX edição do Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao centenário do Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro.

2006 –  No ano em que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, visitou o espaço, acontecia o X Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem aos 10 anos do CTN e aos 10 anos da ABRADT.

2007Rio de Janeiro recebe os jogos Pan Americanos e o Brasil consegue terceiro lugar com 52 medalhas de ouro e 157 no total. Nesse ano, o congresso passa a ser internacional e acontece o XI Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao prof. Paulo de Barros Carvalho.

2008 – No ano em que era eleito o primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama, o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT chegava à sua XII edição, tendo como homenageado o prof. José Souto Maior Borges.

2009 – O Brasil é escolhido pela primeira vez para ser sede de uma Olimpíada. No mesmo ano acontecia o XIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Roberto Grau.

2010 – No ano em que o Brasil elegeu a primeira presidente mulher, Dilma Roussef, entrava em sua XIV edição o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT, que teve como homenageado o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes .

2011 – O fim da procura: Osama Bin Laden foi morto por tropas americanas. No mesmo ano acontecia o XV Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao prof. Alberto Pinheiro Xavier.

2012 – No ano em que réus do mensalão começaram a ser condenados, entrava em sua XVI edição o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT –  Homenageando o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.

2013 – No ano em que o congresso ampliou o direito das domésticas, acontecia o XVII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT –  Homenageando o ministro Teori Zavascki.

2014 – Dilma sanciona marco civil da internet. Nesse ano acontecia o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenageando o ministro João Otávio.

2015 – Foi suspenso o embargo dos EUA e Cuba e uma das relações mais conflituosas das Américas ganhou trégua. No mesmo ano acontecia o XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenageando o ministro do Superior Tribunal Federal José Dias Toffoli.


Veja também:
Controvérsias na Receita Federal
Set 13, 2014

Controvérsias na Receita Federal

Confira o artigo sobre as controvérsias na atuação da Receita Federal e que debate os limites da atuação do fisco na busca da efetividade do procedimento fiscalizatório.
Programa de palestras Receita Informa
Abr 05, 2016

Programa de palestras Receita Informa

Programa de palestras realizado pela Abradt em parceria com a OAB/MG aborda a obrigatoriedade de protocolos de Impugnações, Manifestações de Inconformidade e Recursos para empresas com lucro real.
Semana do Jovem Advogado
Fev 10, 2015

Semana do Jovem Advogado

Confira o artigo do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que trata da Semana de Valorização do Jovem advogado. Aproveite para associar-se à ABRADT Jovem.
Autoridades prestigiam evento
Set 29, 2015

Autoridades prestigiam evento

A apresentação dos finalistas do Concurso de Apresentação de Teses deu início às atividades do terceiro e último dia do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, na última sexta-feira, dia 25.
Processo seletivo para docentes
Jul 13, 2016

Processo seletivo para docentes

A Escola de Contas e Capacitação Professor Aleixo abriu processo seletivo para contratação de professores para o curso de Pós-Graduação.
Alta do Simples
Dez 01, 2014

Alta do Simples

Talvez seja bem possível que as empresas com faturamento mensal maior do que R$ 3,6 milhões possam se encaixar no regime de tributação Simples Nacional.