Notícias

Jul 25, 2016

20 anos de Congresso: linha do tempo

O Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT chega à sua 20ª edição. Acompanhe como foram esses 20 anos de Congresso, bem como os acontecimentos mundiais marcantes dessas duas décadas.

1997 – No ano em que se anunciou o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, nascia também o Congresso Nacional de Direito tributário da ABRADT.

1998 – Acontecia a última Copa do Mundo do século XX, onde a seleção brasileira perdeu para a França, dando o título aos franceses. Nesse mesmo ano, acontecia o II Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT.

1999 – No ano do III Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, Fernando Henrique Cardoso tomava posse no seu segundo mandato, se tornando o primeiro presidente reeleito.

2000 – O Brasil comemora 500 anos de história no mesmo ano que chega a IV edição do Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, o homenageado foi ministro Sebastião Alves dos Reis.

2001 – O ano foi marcado pelos ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro. No mesmo ano o Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT chegava à sua quinta edição.

2002 – Brasil é o primeiro pentacampeão mundial no futebol da história. Nesse ano acontecia o VI Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, com homenagem à família do prof. José Luiz de Gouveia Rios.

2003 – No ano em que Lula assumia pela primeira vez a presidência e Daiane dos Santos se tornava a primeira brasileira a ganhar o campeonato mundial de ginástica olímpica, acontecia o VII Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT, que teve como homenageado o ministro Tom Jobim.

2004 – No ano em que o Brasil brilhava nas Olimpíadas de Atenas com dez medalhas, sendo cinco de ouro, acontecia o VIII Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao Ministro Carlos Mário da Silva Velloso.

2005 – No ano em que o Vaticano recebeu o novo papa, Bento XVI, se consolidava a IX edição do Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao centenário do Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro.

2006 –  No ano em que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, visitou o espaço, acontecia o X Congresso Nacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem aos 10 anos do CTN e aos 10 anos da ABRADT.

2007Rio de Janeiro recebe os jogos Pan Americanos e o Brasil consegue terceiro lugar com 52 medalhas de ouro e 157 no total. Nesse ano, o congresso passa a ser internacional e acontece o XI Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao prof. Paulo de Barros Carvalho.

2008 – No ano em que era eleito o primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama, o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT chegava à sua XII edição, tendo como homenageado o prof. José Souto Maior Borges.

2009 – O Brasil é escolhido pela primeira vez para ser sede de uma Olimpíada. No mesmo ano acontecia o XIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Roberto Grau.

2010 – No ano em que o Brasil elegeu a primeira presidente mulher, Dilma Roussef, entrava em sua XIV edição o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT, que teve como homenageado o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes .

2011 – O fim da procura: Osama Bin Laden foi morto por tropas americanas. No mesmo ano acontecia o XV Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenagem ao prof. Alberto Pinheiro Xavier.

2012 – No ano em que réus do mensalão começaram a ser condenados, entrava em sua XVI edição o Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT –  Homenageando o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.

2013 – No ano em que o congresso ampliou o direito das domésticas, acontecia o XVII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT –  Homenageando o ministro Teori Zavascki.

2014 – Dilma sanciona marco civil da internet. Nesse ano acontecia o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenageando o ministro João Otávio.

2015 – Foi suspenso o embargo dos EUA e Cuba e uma das relações mais conflituosas das Américas ganhou trégua. No mesmo ano acontecia o XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT – Homenageando o ministro do Superior Tribunal Federal José Dias Toffoli.


Veja também:
Mai 03, 2018

#tbt de hoje é do nosso presidente Valter Lobato com os ganhadores do Concurso de Teses em 2017, realizado durante o XXI Congresso Internacional de Direito Tributário! A tese que levou o “Prêmio Sacha Calmom” [1º colocado] foi a de Maurício Coutinho de Almeida. O 2º lugar ficou com Aluizio Porcaro Rausch e o 3º […]
Sacha Calmon critica ajuste fiscal
Abr 14, 2015

Sacha Calmon critica ajuste fiscal

O Site G1, do Portal Globo.com, publicou nesta terça-feira (14) matéria sobre as críticas feitas pelo professor Sacha Calmon ao ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal, feitas durante sua palestra na Conferência da OAB/MG em Montes Claros. Confira.
PIS e Cofins para óleo diesel
Jul 01, 2015

PIS e Cofins para óleo diesel

Senado aprovou nesta noite, em plenário, a Medida Provisória 670 que reajusta a tabela do IR de forma escalonada mesmo com uma emenda que contraria a área econômica do governo ao conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel.
Carta de Fiança
Nov 25, 2014

Carta de Fiança

A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que carta de fiança bancária não pode ser equiparada ao depósito integral do débito para suspender a exigibilidade do crédito tributário, nem da execução fiscal.
Tributação de Bebidas
Dez 14, 2014

Tributação de Bebidas

As empresas fabricantes de bebidas frias receberão um abatimento de tributos nos próximos três anos, para evitar que a mudança no modelo de tributação em 2015 provoque um aumento dos preços ao consumidor.
Clipping Tributário | 17 a 21/10
Out 27, 2016

Clipping Tributário | 17 a 21/10

Confira as principais notícias relacionadas ao Direito Tributário no país que foram divulgadas em nossas redes sociais.