Notícias

Out 08, 2018

Congresso Abradt discute o futuro do sistema tributário brasileiro

Realizamos entre os dias 19 e 21 de setembro o nosso XXII Congresso Internacional de Direito Tributário. O evento reuniu neste ano cerca de 80 especialistas em tributação para debater o tema “30 anos da Constituição Federal de 1988: Uma nova era na tributação?”. Mais de 900 congressistas estiveram presentes, lotando os auditórios simultâneos. De acordo com o presidente da Abradt, o advogado tributarista e professor Valter Lobato, foi registrado um volume 15% superior ao registrado no evento do ano passado.

O foco dos três dias de debates foi a necessidade de adequar o Direito Tributário à nova era mundial, onde despontam novos modelos de produção e rápida evolução tecnológica. “Como se sabe, a complexidade do sistema tributário brasileiro encarece os custos dos nossos produtos. Nosso intuito foi abordar estratégias que permitam aumentar a competitividade industrial do País”, afirma Lobato.

Na edição deste ano o Congresso da Abradt homenageou o Prof. Sacha Calmon Navarro Coêlho [clique aqui para conferir], fundador da ABRADT e autor de numerosos livros de Direito Tributário. 

Ao longo do Congresso houve três programas paralelos que visavam estimular jovens estudantes de Direito a se especializar na área tributária — um julgamento simulado (Tax Moot Court Competition), um concurso de teses tributárias (Prêmio Sacha Calmon) e, ainda, a exposição de pesquisas já feitas envolvendo questões tributárias (Poster Program).

No painel de encerramento do Congresso (21) estiveram presentes os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha (presidente), Assusete Magalhães e o Castro Meira. 

 

Clique aqui para ver todas as fotos!


Veja também:
Tema do Congresso: Tributação 2
Set 14, 2014

Tema do Congresso: Tributação 2

Tributação, finanças públicas e desigualdades regionais no Brasil é um dos temas que será debatido durante o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.
Regime Fiscal
Dez 06, 2014

Regime Fiscal

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu reduzir de 20% para 17% a alíquota máxima da tributação de renda de pessoas jurídicas no conceito de país com tributação favorecida
Desonerações tributárias
Jan 28, 2015

Desonerações tributárias

O governo federal deixou de arrecadar, no ano passado, mais de R$ 100 bilhões devido às desonerações tributárias. A renúncia fiscal com desonerações somou R$ 104,043 bilhões em 2014.
Venha ser um associado!
Fev 04, 2016

Venha ser um associado!

Carta aberta do diretor da instituição, Eduardo Maneira, para os membros e possíveis associados da Associação Brasileira de Direito Tributário.
Simples Nacional
Dez 23, 2014

Simples Nacional

Recentemente tratamos neste espaço de tema que, embora disciplinado pela Lei Complementar 147/2014, não se restringe ao universo do Simples, atingindo os contribuintes em geral
João Paulo Fanucchi: Receita Informa
Abr 05, 2016

João Paulo Fanucchi: Receita Informa

Confira na íntegra relato do diretor da Abradt João Paulo Fanucchi sobre o programa de palestras Receita Informa, a ser realizado no dia 13 e, em edição especial, também no dia 15 de abril.