Notícias

Out 08, 2018

Congresso Abradt discute o futuro do sistema tributário brasileiro

Realizamos entre os dias 19 e 21 de setembro o nosso XXII Congresso Internacional de Direito Tributário. O evento reuniu neste ano cerca de 80 especialistas em tributação para debater o tema “30 anos da Constituição Federal de 1988: Uma nova era na tributação?”. Mais de 900 congressistas estiveram presentes, lotando os auditórios simultâneos. De acordo com o presidente da Abradt, o advogado tributarista e professor Valter Lobato, foi registrado um volume 15% superior ao registrado no evento do ano passado.

O foco dos três dias de debates foi a necessidade de adequar o Direito Tributário à nova era mundial, onde despontam novos modelos de produção e rápida evolução tecnológica. “Como se sabe, a complexidade do sistema tributário brasileiro encarece os custos dos nossos produtos. Nosso intuito foi abordar estratégias que permitam aumentar a competitividade industrial do País”, afirma Lobato.

Na edição deste ano o Congresso da Abradt homenageou o Prof. Sacha Calmon Navarro Coêlho [clique aqui para conferir], fundador da ABRADT e autor de numerosos livros de Direito Tributário. 

Ao longo do Congresso houve três programas paralelos que visavam estimular jovens estudantes de Direito a se especializar na área tributária — um julgamento simulado (Tax Moot Court Competition), um concurso de teses tributárias (Prêmio Sacha Calmon) e, ainda, a exposição de pesquisas já feitas envolvendo questões tributárias (Poster Program).

No painel de encerramento do Congresso (21) estiveram presentes os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha (presidente), Assusete Magalhães e o Castro Meira. 

 

Clique aqui para ver todas as fotos!


Veja também:
Impostos e a Páscoa
Mar 12, 2015

Impostos e a Páscoa

Quanto sua Páscoa custará em impostos? Os produtos mais consumidos pelas famílias na Páscoa chegam a ter mais de 50% de imposto, segundo levantamento do IBPT.
Tabela do IR
Dez 12, 2014

Tabela do IR

O governo deve editar, depois do dia 22, uma Medida Provisória (MP) corrigindo a tabela progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 4,5%. As novas faixas entram em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
Imunidade Tributária
Nov 30, 2014

Imunidade Tributária

Por maioria, o Plenário do STF julgou a Ação Cível Originária (ACO) 879, ajuizada pelos Correios (ECT) contra a cobrança do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) no Estado da Paraíba.
Lançamento em breve
Abr 01, 2015

Lançamento em breve

Livro "Consultor Tributário: Estudos Jurídicos" reúne artigos dos especialistas em Direito Tributário Gustavo Brigagão, Heleno Torres, Igor Mauler Santiago e Roberto Duque Estrada. Lançamento dia 14 de abril.
Multas Tributárias
Nov 21, 2014

Multas Tributárias

Alguns estudiosos do direito tributário entendem ser possível a aplicação da vedação prevista no artigo 150, IV da Constituição Federal às multas tributárias.
Direito Tributário em pauta
Abr 06, 2015

Direito Tributário em pauta

Direito Tributário será tema de um dos painéis da XV Conferência Estadual da OAB/MG: Sociedade e Advocacia, que será realizada na cidade mineira de Montes Claros, entre os dias 9 e 11 de abril.