Notícias

Mar 13, 2015

ABRADT em evento acadêmico

 

ABRADT2

O ciclo de palestras que abriu o Curso de Especialização em Direito Tributário das Faculdades Milton Campos, realizado entre os dias 9 e 11 de março, contou com a participação da diretoria da Associação Brasileira de Direito Tributário.

Na segunda-feira (9) o presidente e o vice-presidente da ABRADT, Eduardo Maneira e Valter Lobato, fizeram uma brilhante exposição sobre o tema “Contencioso Tributário: atualidades e perspectivas”. A palestra dos professores versou sobre o projeto de reforma do CPC, passando por diversos temas como o conflito entre segurança jurídica e celeridade processual, proteção e relativização da coisa julgada, limitação do poder de tributar, princípios constitucionais, litigiosidade tributária brasileira e sistema jurídico americano (Common law), entre outros.

Na terça-feira (10) o professor da UFMG e Advogado Geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Junior, que também é diretor da ABRADT, abordou o tema “Guerra Fiscal”.

“O Sistema Tributário e suas complexidades” foi o tema do terceiro e último dia de palestras. O encerramento do ciclo na quarta-feira (11) ficou a cargo do professor e advogado Gustavo Brigagão, presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF). Os professores Valter Lobato e Mônica Barros, coordenadores da Pós-graduação em Direito Tributário da Faculdade Milton Campos, juntamente com o professor Sacha Calmon, estiveram ao lado de Brigagão.

As palestras aconteceram no Campos II da Faculdade Milton Campos e associados da ABRADT e ABRADT Jovem puderam participar, com exclusividade, do evento que marcou o início das aulas do Curso de Especialização em Direito Tributário das Faculdades Milton Campos.


Veja também:
IPI sobre valor final
Set 08, 2014

IPI sobre valor final

Supremo Tribunal Federal (STF) decide que cálculo do IPI deve ser o valor final das operações, já com os descontos oferecidos na hora da venda, e não sobre o preço de tabela.
Impostos sobre o trabalho
Mar 03, 2015

Impostos sobre o trabalho

Pagar menos imposto sobre o trabalho criou mais emprego e fez a renda subir, de acordo com dissertação de mestrado do economista Clóvis Scherer, pesquisador do Dieese.
Reflexos da alta do IOF
Jan 21, 2015

Reflexos da alta do IOF

Dentre as medidas de aumento de impostos anunciadas pelo governo nesta semana, a elevação do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) é a que afeta o bolso dos contribuintes de forma mais direta. Veja como!
Tabela do IR
Dez 12, 2014

Tabela do IR

O governo deve editar, depois do dia 22, uma Medida Provisória (MP) corrigindo a tabela progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 4,5%. As novas faixas entram em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
Jurisprudência Fiscal
Mar 05, 2015

Jurisprudência Fiscal

Carf, o ganho fiscal inevitável mas lícito; e outras questões analisadas pelos especialistas Mary Elbe Queiroz e Antonio Elmo Queiroz.
Último dia do Congresso
Nov 07, 2014

Último dia do Congresso

Confira tudo que aconteceu durante o terceiro e último dia do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.