Notícias

Jan 08, 2015

Divergências fiscais

produção de leite

São Paulo – O Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor e mais visado pela indústria leiteira, o que acarreta divergências fiscais entre os produtores desta e de outras regiões. Neste cenário, cooperativas paulistas investem na agregação de valor para garantirem a competitividade no setor.

É o caso da Cooperativa Nacional Agro Industrial (Coonai), localizada no município de Brodowski, próximo de Ribeirão Preto, que tem o faturamento anual de R$ 30 milhões com leite pasteurizado e está investindo R$ 2 milhões em uma planta industrial e equipamentos, cerca de 7% da receita.

“Neste primeiro momento, vamos apostar no engarrafamento, ao contrário da embalagem de saquinho utilizada até então, porque as garrafas têm mais adesão no mercado regional e ajudam a quebrar o mito de que o produto estraga no dia seguinte da compra”, conta o vice-presidente da unidade, Marcelo Barbosa Avelar.

Este tipo de medida tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) entidade que, segundo o gerente de desenvolvimento de mercados, Marcelo Barroso, fomenta não só a agregação de valor entre os produtos, como o ganho de eficiência e gestão, visto que a resolução tributária parece não estar próxima.

Guerra fiscal

“O nível de consumo paulista é tanto que acabamos importando o leite de outros estados, porém, há incentivos fiscais que favorecem a entrada deste produto e acabam reforçando a cadeia produtiva de outros estados”, explica o gerente da Sescoop.

Para Barroso, a consequência é a geração de uma “competitividade artificial” que beneficia as indústrias de fora, mas não tem a ver com maior eficiência produtiva.

A exemplo disso, o executivo da Coonai destaca que o leite UHT chega de Minas Gerais aos municípios paulistas que ficam no entorno da rodovia Anhanguera, como Ribeirão Preto, praticamente com o mesmo valor da matéria-prima produzida em São Paulo. “O problema não é o nível de arrecadação para o estado, mas se não houvesse esse favoritismo, toda a cadeia produtiva paulista seria fortalecida”, critica Avelar.

Entretanto, o presidente da Câmara Setorial do Leite e Derivados e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez, lembra que o estado também já conquistou desonerações onde era possível, como no ICMS do produto in natura e na taxa de defesa agropecuária, concedida na última segunda-feira (15), pelo governador Geraldo Alckmin.

“A guerra fiscal é algo que existe e, de fato, atrapalha todos os estados porque tem várias maneiras de ser vista. São Paulo é um dos mais prejudicados, mas temos que reconhecer que o governo tem ajudado com desonerações que beneficiam principalmente os pequenos produtores”, completa Rubez.

Fonte: Fenacon


Veja também:
Certificado do XX Congresso
Set 27, 2016

Certificado do XX Congresso

Todos que estiveram presentes nas palestras e discussões têm acesso ao Certificado Online. Emitia o seu!
Congresso 2015 pauta reunião
Mai 20, 2015

Congresso 2015 pauta reunião

Nesta quarta-feira (20), a diretoria da Associação Brasileira de Direito Tributário esteve reunida com os organizadores do Congresso 2015 para alinhamento de algumas questões deste importante evento jurídico.
Congresso de Direito Tributário OAB
Out 30, 2015

Congresso de Direito Tributário OAB

Será realizado essa semana, amanhã (05) e sexta-feira, o Congresso Internacional de Direito Tributário.
Crime tributário
Jan 12, 2015

Crime tributário

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve execução de dívida contra o ex-proprietário de um posto de combustíveis em Florianópolis, que foi absolvido em processo criminal paralelo de crime contra a ordem econômica.
Curso gratuito sobre o Novo CPC
Ago 07, 2015

Curso gratuito sobre o Novo CPC

ABRADT Jovem promove encontro para o debate entre tributaristas e processualistas visando à estruturação dinâmica de novas formas de resolução de conflitos, pautadas no ideário proposto pelo NCPC no dia 19 de agosto, em Belo Horizonte.
Controvérsias na Receita Federal
Set 13, 2014

Controvérsias na Receita Federal

Confira o artigo sobre as controvérsias na atuação da Receita Federal e que debate os limites da atuação do fisco na busca da efetividade do procedimento fiscalizatório.