Notícias

Mai 07, 2015

Edital para apresentação de teses

 

edital

A Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) torna público à comunidade acadêmica e profissional e a todos os interessados na participação no XIX Congresso de Direito Tributário – ABRADT o presente edital para Apresentação de Teses.

I – DAS INSCRIÇÕES

I.1 – É facultada a qualquer participante devidamente inscrito no XIX Congresso de Direito Tributário – ABRADT à apresentação de Tese, abordando exclusivamente o temário do Congresso (vide item III).

I.1.2 – Cada participante poderá concorrer somente com um trabalho inédito, seja como autor ou coautor.

I.2 – O participante deverá remeter o arquivo digital contendo o texto até o dia 14 de agosto de 2015 (14/08/2015) à Secretaria Executiva através de e-mail para o endereço eletrônico:  jovem@abradt.org.br.

I.2.1 – O título do e-mail contendo o texto do participante deverá deixar claro que o arquivo enviado se trata da apresentação de tese por este edital disciplinada com o(s)nome(s) do(s) respectivo(s) autor(es). Ex.: “Artigo para o XIX Congresso de Direito Tributário – ABRADT. Autor A, Autor B”.

I.3 – A confirmação de recebimento do e-mail, pela Secretaria Executiva, valerá como recibo da inscrição da tese no Congresso.

I.4 – Para aceitação da Tese, o autor deverá estar inscrito no XIX Congresso de Direito Tributário – ABRADT até o dia 14 de agosto de 2015 (14/08/2015). Podendo a data ser prorrogada a critério da Comissão Julgadora de Teses.

I.5 – O ato de inscrição implica em concordância e aceitação, por parte do candidato, de todas as cláusulas e condições do presente edital.

1.6 – As inscrições que não atenderem ao disposto neste edital não serão aceitas.

1.7 – O trabalho deverá ser escrito em Língua Portuguesa e não poderá constar, em seu corpo, qualquer forma de identificação do candidato.

No e-mail de inscrição, contudo, deverá o candidato identificar o trabalho submetido com os seguintes dados:

· Nome completo do(s) autor(es)

· Cargo

· Empresa

· Endereço para correspondência

· CEP/Cidade/ Estado · Telefones/E-mail’s

II – DOS TRABALHOS INSCRITOS

II.1 – Os trabalhos inscritos deverão atender às especificações e aos seguintes critérios de apresentação abaixo discriminados:

a) Formatação: fonte Times New Roman, tamanho da fonte: 12; espaçamento de linhas: 1,5; margem superior e esquerda 3cm; margem inferior e direita 2cm; texto justificado; mínimo de 5 e máximo de 20 laudas; salvo em PDF;

b) O Artigo deverá conter:

1- Título (português e inglês)

2- Nome do(s) autor(es) – mini currículo (máximo duas linhas)

3- Resumo (máximo de 250 palavras)

4- Palavras-chave

5- Abstract

6- Keywords

7- Sumário

8- Introdução

9- Desenvolvimento do texto, que deverá ser dividido em tópicos

10- Conclusão

11- Referências (a bibliografia citada deverá obedecer às normas da ABNT)

II.2 – O título do trabalho deverá, assim como o conteúdo do artigo, ser inédito sendo vedada a realização de título coincidente com o nome de algum dos temas do item III.

II.3 – A inobservância dos critérios acima acarretará a desclassificação do concorrente.

II.4 – Os trabalhos poderão ser realizados em grupos ou individualmente. Devem ser inéditos, não tendo sido publicados por qualquer meio, sob pena de eliminação do concorrente.

III – DOS TEMAS.

III.1 – O XIX Congresso Internacional de Direito Tributário – ABRADT tem como tema central “O Contencioso Tributário e os Direitos Fundamentais”.

IV – DO JULGAMENTO

IV.1 – A Comissão Julgadora de Teses é composta por um Presidente e Membros Avaliadores indicados pela Diretoria da ABRADT.

IV.2- Compete ao Presidente da Comissão Julgadora de Teses a responsabilidade de realizar análises prévias das teses quanto ao atendimento dos critérios dispostos neste edital, distribuir por sorteio aos membros avaliadores, manter a fiscalização quanto a imparcialidade do julgamento, preservar a não identificação dos candidatos, coordenar a avaliação das teses, realizar apuração das notas e divulgar o resultado das três melhores teses. Competem aos Membros Avaliadores a atribuição pelo julgamento dos trabalhos com base em critérios técnicos objetivos.

IV.3 – Por ocasião do julgamento considerará os seguintes critérios de análise:

. Adequação bibliográfica;

· Qualidade de pesquisa;

· Organização e escrita;

· Legitimidade das conclusões;

· Originalidade e novidade;

· Adequação linguística e discursiva;

· Coesão e coerência textual;

· Conteúdo adequado ao tema proposto;

· Correção gramatical;

· Criatividade;

· Estilo;

· Estrutura textual;

· Vocabulário;

IV.3.1 – Outros critérios julgados imprescindíveis poderão ser adotados pela Comissão Julgadora de Teses, no momento de análise do trabalho.

IV.4- Os trabalhos serão transmitidos pelo Presidente Comissão Julgadora de Teses aos membros avaliadores através distribuição por sorteio, sem qualquer forma de identificação do(s) autor(es), garantindo, assim, a imparcialidade do julgamento.

IV.5 – Todos os trabalhos devem ser acompanhados de um rol de conclusões próprias e específicas, o suficiente para indicar a contribuição ou inovação oferecida pelo autor(es).

IV.6 – A Comissão Julgadora de Teses terá até o dia 11 de setembro de 2015 (11/09/2015) para o julgamento e divulgação dos resultados. A Comissão Julgadora de Teses poderá ao seu critério ou necessidade prorrogar a data para julgamento e divulgação de resultados através de comunicados no site www.abradt.com.br, redes sociais e e-mail dos participantes.

IV.7 – O Presidente da Comissão Julgadora de Teses apurará as três melhores notas dos trabalhos analisados pelos membros avaliadores e informará aos três primeiros colocados que terão direito a exposição oral, com duração de 20 (vinte) minutos.

V- A simples submissão de trabalho já autoriza a ABRADT a selecionar e publicar o mesmo, salvo expressa disposição em contrário do autor(es).

VI – A apresentação das teses vencedoras na programação do Congresso iniciará em ordem decrescente, do terceiro trabalho classificado ao primeiro trabalho vencedor do concurso de teses.

V – DA PREMIAÇÃO

V.1 – Os três primeiros colocados serão certificados, na respectiva ordem, pela ABRADT e a Diretoria poderá, ainda, definir prêmios suplementares. O Primeiro colocado será certificado com o Prêmio Sacha Calmon do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário – ABRADT.

V.2 – A entrega das premiações será feita em auditório no último dia do congresso em horário estabelecido na Programação.

V.3 – O prêmio é relativo ao trabalho, de forma que, mesmo que o artigo vencedor tenha sido escrito por mais de um autor, será o prêmio uno. Ex.: apenas um vale livro para os autores de um mesmo trabalho.

VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

VI.1 – Fica vedada a participação de membros da Diretoria tanto da ABRADT quanto da ABRADT Jovem nesta Apresentação de Teses para o XIX Congresso Internacional de Direito Tributário – ABRADT.

VI.2 – Os casos não previstos neste edital serão dirimidos pela Comissão Julgadora de Teses e pela Diretoria da ABRADT e ABRADT Jovem, cujas decisões são irrevogáveis e irrecorríveis.

Faz-se publicado este edital.

Belo Horizonte/MG, 04 de maio de 2015.

Eduardo Maneira

Presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário – ABRADT

Apoio: ABRADT Jovem


Veja também:
Seminário Fecomércio MG
Jan 17, 2017

Seminário Fecomércio MG

O Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG realiza, com o apoio da ABRADT, no dia 9 de fevereiro, o Seminário de Direito para debater temas da área. Inscrições gratuitas e limitadas!
Novos vídeos disponíveis
Fev 23, 2015

Novos vídeos disponíveis

Agora você já pode assistir à integra das palestras de algumas palestras do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT. Novos vídeos serão disponibilizados em breve!
Reforma do ICMS
Jan 26, 2015

Reforma do ICMS

Com o fim do recesso parlamentar em fevereiro, as negociações para a aprovação da reforma do ICMS devem ganhar força no Congresso.
E se a tabela de IR fosse corrigida?
Abr 22, 2015

E se a tabela de IR fosse corrigida?

Estudo da PUC-RS e do Sescon-RS mostra que metade dos assalariados do País simplesmente deixaria de pagar IR sobre os rendimentos do trabalho formal se a defasagem histórica fosse corrigida.
Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier
Set 26, 2016

Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier

O diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) e diretor científico do XX Congresso Internacional de Direito Tributário, Igor Mauler Santiago, fez um belo tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier durante a cerimônia de abertura do evento. Confira na íntegra!
Lançamento em breve
Abr 01, 2015

Lançamento em breve

Livro "Consultor Tributário: Estudos Jurídicos" reúne artigos dos especialistas em Direito Tributário Gustavo Brigagão, Heleno Torres, Igor Mauler Santiago e Roberto Duque Estrada. Lançamento dia 14 de abril.