Notícias

Jan 14, 2019

Está aberto o período para submissão de artigos!! RAFDT N°5 / Ano 3

ATENÇÃO! A Revista ABRADT/FÓRUM De Direito Tributário – RAFDT abre chamada pública para o recebimento de artigos que poderão compor a edição de número 05, ano 03 da publicação. Os textos precisam ser inéditos e devem ser enviados até o dia 27 de fevereiro de 2019, exclusivamente através do e-mail revista@abradt.org.br. Para mais detalhes e regras de submissão, consulte abaixo o edital completo.

Chamada pública para o número 05, ano 03, da REVISTA ABRADT – FÓRUM DE DIREITO TRIBUTÁRIO.

A REVISTA ABRADT/FÓRUM DE DIREITO TRIBUTÁRIO – RAFDT, com periodicidade semestral, encontra-se com chamada aberta para recebimento de textos inéditos na modalidade de artigos, relacionados com o Direito Tributário, com o objetivo de publicar a produção científica de docentes e pesquisadores.

Os artigos serão analisados pelo Conselho Editorial sobre a sua pertinência e avaliados por meio do processo de avaliação pelos pares, ou seja, serão submetidos à aprovação de pareceristas ad hoc, pelo processo denominado duplo blind review, de cujos pareceres, dependem a publicação dos trabalhos recebidos.

Envio dos artigos:

As contribuições para o número 05, ano 03 da revista serão recebidas até o dia 27 de fevereiro, exclusivamente pelo endereço eletrônico: revista@abradt.org.br.

O arquivo eletrônico e também os elementos textuais dos artigos não poderão ter o nome de seus autores, ou qualquer outra indicação que os identifique.

O nome dos autores, a sua qualificação acadêmica e profissional completa, endereço e dados para contato devem vir no corpo do e-mail utilizado para o envio dos trabalhos, que será conhecido apenas pela assistente editorial e pelo editor executivo da Revista.

Regras para avaliação preliminar do Corpo Editorial:

Tema e originalidade: Os trabalhos deverão ser inéditos e ter como eixo temático o direito tributário.

Sobre os autores: em regra, serão admitidos artigos com no máximo 02 (dois) autores, que possuam titulação de especialista, mestrando, mestre, doutorando ou doutor. Serão admitidos artigos de bacharéis quando em co-autoria com mestre ou doutor. Em caráter excepcional, serão admitidos artigos com mais de 02 (dois) autores quando for comprovado posteriormente à análise e aceite do trabalho, que ele é subproduto de pesquisa com registro institucional, neste caso permitida a co-autoria de alunos da graduação, desde que haja a participação de doutor como coordenador da pesquisa.

Sobre a forma do arquivo: o arquivo deve ser enviado com o formato word, que deve receber o nome do trabalho, sem qualquer menção que possa identificar os seus autores.

Tamanho do artigo: o artigo deve ter entre 15 e 25 laudas.

Sobre a estrutura do trabalho:

›› Título (em negrito e centralizado);
›› Título em língua estrangeira (em negrito e centralizado);
›› Resumo com até 100 palavras (espaçamento simples entre linhas);
›› Palavras-chave (separadas por ponto e vírgula);
›› Tradução do resumo em língua estrangeira (espaçamento simples entre linhas);
›› Tradução das palavras-chave (separadas por ponto e vírgula);
›› Sumário (em negrito, com a divisão da estrutura do trabalho e seus títulos e subtítulos);
›› Introdução (em negrito, numerada e alinhada à esquerda);
›› Desenvolvimento (com os itens nominados pelo autor em negrito, numerados e alinhados à esquerda);
›› Conclusão (em negrito, numerada e alinhada à esquerda) e
›› Referências Bibliográficas (em negrito, numerada e alinhada à esquerda).

Sobre a formatação do trabalho:

›› tamanho do papel A4;
›› margens superiores e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
›› fonte Times New Roman tamanho 12, exceto nas notas de rodapé e citações longas e recuadas, quando terão tamanho 10;
›› texto justificado;
›› espaçamento entre linhas 1,5 cm, exceto entre as linhas de citações longas e recuadas e notas de rodapé, que devem conter espaçamento simples;
›› parágrafo com recuo à esquerda em 1,5 cm;
›› citações longas (mais de 3 linhas), recuadas à esquerda em 4 cm, com letra tamanho 10 e espaçamento simples entre as linhas;
›› notas de rodapé com referência completa.

Texto: os textos devem ser revisados e possuir linguagem adequada a uma publicação editorial científica, evitando-se a utilização de negrito e sublinhado. Sempre que se quiser dar destaque a alguma palavra, recomenda-se a utilização de itálico.

Sobre as referências das citações: as referências devem ser feitas nas notas de rodapé, com inclusão de todas as informações em modelo completo, repetindo-as sempre que necessário (sem a utilização de Op. Cit., Idem e indicadores semelhantes).

Regras para avaliação anônima dos pares:

Os artigos serão avaliados por pares, em análise dupla e sem a indicação dos seus autores, como exige o sistema de classificação Quallis. Os avaliadores observarão os seguintes quesitos:

i) adequada determinação do problema e da justificativa do trabalho;
ii) exposição e adequação da metodologia da pesquisa;
iii) revisão da literatura sobre o tema;
iv) capacidade do trabalho contribuir para a discussão na área;
v) adequação da redação e dos demais aspectos textuais do trabalho e
vi) correta formatação e referências às fontes de pesquisa.

Resultado das avaliações:

O resultado da avaliação será comunicado ao autor, após o cotejo entre os pareceres dos dois avaliadores. Os trabalhos poderão ser:

a) aprovados, sem qualquer recomendação;
b) aprovados, com ressalva, sem a exigência de nova avaliação:
c) aprovados, com ressalva, exigindo-se nova avaliação para a publicação;
d) reprovados.

Nos últimos dois casos, haverá justificativa expressa pela recomendação.

Cronograma:
Prazo para submissão de artigos: 27 de fevereiro de 2019.
Análise preliminar: 07 de março de 2019.
Encaminhamento para pareceristas: 11 de março de 2019.
Resposta dos pareceristas: 15 de abril de 2019.
Comunicação aos autores da aprovação para publicação: 31 de maio de 2019.
Lançamento do volume 05 da Revista: julho/2019.

Qualquer dúvida sobre as regras deste edital pode ser encaminhada para o e-mail: revista@abradt.org.br ou pelo telefone (31) 3261-0506.


Veja também:
Contribuição previdenciária
Dez 21, 2014

Contribuição previdenciária

A presidente Dilma Rousseff vetou, integralmente, o projeto de lei que reduz a contribuição previdenciária do patrão e do empregado doméstico.
Igor Mauler no Conjur
Abr 15, 2015

Igor Mauler no Conjur

Confira o artigo de Igor Mauler Santiago, publicado na Revista Eletrônica Consultor Jurídico nesta quarta-feira (15) intitulado “Regras tributárias do Gatt e da OMC têm aplicação direta no Brasil".
Regime Fiscal
Dez 06, 2014

Regime Fiscal

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu reduzir de 20% para 17% a alíquota máxima da tributação de renda de pessoas jurídicas no conceito de país com tributação favorecida
Prêmio Sacha Calmon
Jul 27, 2015

Prêmio Sacha Calmon

Termina no dia 14 de agosto o prazo para apresentação de teses durante o XIX Congresso Internacional de Direito tributário da ABRADT. Antecipe-se e participe! Consulte o regulamento.
Desvirtuação do Supersimples
Mar 06, 2015

Desvirtuação do Supersimples

Será que o Simples Nacional ou até a própria LC 123/06, que trata da Micro e Pequena Empresa, realmente atingiu o objetivo que se propunha quando criada?
Retorno de Mercadorias
Dez 02, 2014

Retorno de Mercadorias

A principal questão a ser esclarecida envolve o retorno de mercadorias não entregues ao destinatário e, ao mesmo tempo, o direito à apropriação do crédito fiscal.