Notícias

Nov 13, 2018

I Seminário de Direito Aduaneiro discute o Acordo de Facilitação Comercial

Com o objetivo de debater as medidas do Acordo de Facilitação Comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC) e suas repercussões no Comércio Exterior brasileiro na perspectiva da Aduana brasileira, dos operadores de comércio exterior e da academia, a Pós-graduação do IEC PUC Minas convida para o I Seminário de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. O evento, que acontece no dia 22 de novembro no Auditório Liberdade – Prédio 1 – Térreo (Rua Sergipe, 790 – Funcionários ou entrada pela Av. Brasil, 2,023) das 19h20 às 21h, é gratuito e aberto aos interessados. O evento conta com o apoio da ABEAD, Intelecto Editora, Alfândega de Belo Horizonte, IMDT, IMETPrev, Codaca,OAB – Comissão de Direito Aduaneiro, Sindicato Despachante, ABRADT e ABRADT Jovem. 

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/zPpwM3.

O tema central é o Acordo de Facilitação Comercial, que será debatido sob distintas perspectivas por profissionais e pensadores experientes na área. Bruno Carvalho Nepomuceno, mestre em Finanças Públicas (National Institute for Policy Studies Tokyo), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Alfândega de Belo Horizonte abre o evento para tratar do acordo de facilitação comercial na visão da aduana brasileira. Em seguida, o advogado Fernando Pieri Leonard, mestre em Direito Tributário (UFMG), vice-presidente da ABEAD, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB-MG e membro da Academia Internacional de Direito Aduaneiro, coloca em pauta o tema na visão dos operadores de comércio exterior. A terceira fala fica a cargo do professor de Direito Tributário e Aduaneiro do IEC PUC Minas, Rodrigo Mineiro Fernandes, que é mestre em Direito Público (PUC Minas), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e conselheiro do CARF. Ele vai tratar do assunto sob a ótica da academia. O evento conta, ainda, com lançamento de livro ao final das palestras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: prof.rodrigomineiro@gmail.com.


Veja também:
Conceito de insumo
Jun 01, 2015

Conceito de insumo

O conceito de insumo para efeito de compensação dos créditos de ICMS, IPI, Cofins e PIS continua gerando grande número de processos judiciais e de polêmica nos tribunais.
Seja nosso associado
Jun 03, 2016

Seja nosso associado

Venha fazer parte de um grupo seleto de pensadores e estudiosos do Direito Tributário e aproveite as vantagens exclusivas de fazer parte da Abradt ou Abradt Jovem.
XIX Congresso tem grande público
Set 25, 2015

XIX Congresso tem grande público

Com uma expectativa de 400 congressistas participantes, o XIX Congresso Internacional de Direito Tributario da Abradt teve início às 10h30 da manhã do dia 23, quarta-feira.
Direito Penal Tributário
Abr 10, 2015

Direito Penal Tributário

O juiz Fernando Galvão da Rocha, vice-presidente do TJMMG, lançará na próxima terça-feira (14) a obra Direito Penal Tributário: imputação objetiva do crime contra a ordem tributária. Compareça!
Curso de Extensão em IRPJ
Abr 23, 2015

Curso de Extensão em IRPJ

O Curso de Extensão em IRPJ do IAED está com inscrições abertas. Associados à ABRADT têm 15% de desconto. Saiba mais e aproveite mais este benefício.
Diretor da ABRADT no Conjur
Mai 22, 2015

Diretor da ABRADT no Conjur

Confira o artigo de Igor Mauler Santiago, diretor da ABRADT, publicado nesta semana na Revista Eletrônica Consultor Jurídico intitulado "Locação de veículo com motorista não constitui serviço de transporte".