Notícias

Nov 29, 2014

ICMS Turístico

turismo minas gerais

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, divulgou, nesta quinta-feira (20/11), listagem provisória referente aos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS Turístico em 2015. O número de municípios habilitados em 2014 chega a 198, representando um aumento de 78% no número de municípios habilitados desde a primeira habilitação ocorrida em 2010. A relação pode ser consultada no sitewww.turismo.mg.gov.br.

Pioneira no Brasil, a inclusão do critério Turismo no ICMS – resultado de esforço coletivo entre as Associações de Circuitos Turísticos e a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes) – faz parte de uma estratégia maior que visa à descentralização de recursos e tem por objetivo estimular a implementação de uma gestão municipal voltada para o turismo, além de incentivar o aumento dos investimentos no turismo local, promover melhorias nos serviços, aumentar o potencial turístico, oferecer mais atrações e, assim, fortalecer o turismo no interior de Minas Gerais e oferecer produtos turísticos que estimulem os viajantes a permanecer por mais tempo nos destinos. Assim, o recurso oriundo do ICMS Turístico poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico dos municípios.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, “O expressivo aumento do número de habilitados é resultado de um grande esforço coletivo da Secretaria e dos municípios, que sabem da importância destes recursos para a manutenção e ampliação das políticas públicas de turismo”.

Requisitos

Os requisitos mínimos para habilitação do município são: participar do Programa de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em funcionamento e possuir Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), instituído e em regular funcionamento. Também é desejável que o município participe nos critérios ICMS Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood.

ICMS Turístico

A inclusão do critério Turismo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais ocorreu através da Lei n.º 18.030/2009, também conhecida como Lei Robin Hood. A relação dos municípios habilitados e dos seus respectivos índices provisórios foi publicada no diário oficial desta quinta-feira (20/11).  A relação também poderá ser consultada no site www.turismo.mg.gov.br. A publicação dos municípios habilitados e dos índices de repasse para 2015 é provisória, sendo que o prazo para recurso é de 15 dias corridos a contar da data da publicação no órgão da Imprensa Oficial do Estado.


Veja também:
Parcelas Definidas
Fev 19, 2015

Parcelas Definidas

A Fazenda publicou na quarta-feira (18) as regras para que empresas em recuperação judicial parcelem suas dívidas com o Fisco federal.
Aumento de Carga Tributária
Mar 09, 2015

Aumento de Carga Tributária

A proposta do governo federal de elevar as alíquotas da folha de pagamento de 59 setores, se aprovada pelo Congresso Nacional, causará impactos diretos aos usuários do transporte urbano.
Subvenções para Investimento
Jan 23, 2015

Subvenções para Investimento

As doações e subvenções serão tributadas caso seja dada destinação diversa à prevista como condição de isenção. Veja algumas dessas hipóteses.
Desoneração no protetor solar
Set 29, 2014

Desoneração no protetor solar

Senado pode desonerar protetor solar das alíquotas de Pis/Pasep e Cofins. O objetivo é reduzir o preço do produto.
Visto Fiscal
Dez 15, 2014

Visto Fiscal

Artigo sobre o Visto Fiscal e pessoa não contribuinte do ICMS, escrito por Jacque Damasceno Pereira Júnior para o portal Jus.com.br.
XIX Congresso|Oficina preparatória
Set 14, 2015

XIX Congresso|Oficina preparatória

Parte integrante da programação do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, no início da próxima semana a Associação realizará duas oficinas de direito tributário ministradas por profissionais especializados.