Notícias

Nov 29, 2014

ICMS Turístico

turismo minas gerais

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, divulgou, nesta quinta-feira (20/11), listagem provisória referente aos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS Turístico em 2015. O número de municípios habilitados em 2014 chega a 198, representando um aumento de 78% no número de municípios habilitados desde a primeira habilitação ocorrida em 2010. A relação pode ser consultada no sitewww.turismo.mg.gov.br.

Pioneira no Brasil, a inclusão do critério Turismo no ICMS – resultado de esforço coletivo entre as Associações de Circuitos Turísticos e a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes) – faz parte de uma estratégia maior que visa à descentralização de recursos e tem por objetivo estimular a implementação de uma gestão municipal voltada para o turismo, além de incentivar o aumento dos investimentos no turismo local, promover melhorias nos serviços, aumentar o potencial turístico, oferecer mais atrações e, assim, fortalecer o turismo no interior de Minas Gerais e oferecer produtos turísticos que estimulem os viajantes a permanecer por mais tempo nos destinos. Assim, o recurso oriundo do ICMS Turístico poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico dos municípios.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, “O expressivo aumento do número de habilitados é resultado de um grande esforço coletivo da Secretaria e dos municípios, que sabem da importância destes recursos para a manutenção e ampliação das políticas públicas de turismo”.

Requisitos

Os requisitos mínimos para habilitação do município são: participar do Programa de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em funcionamento e possuir Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), instituído e em regular funcionamento. Também é desejável que o município participe nos critérios ICMS Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood.

ICMS Turístico

A inclusão do critério Turismo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais ocorreu através da Lei n.º 18.030/2009, também conhecida como Lei Robin Hood. A relação dos municípios habilitados e dos seus respectivos índices provisórios foi publicada no diário oficial desta quinta-feira (20/11).  A relação também poderá ser consultada no site www.turismo.mg.gov.br. A publicação dos municípios habilitados e dos índices de repasse para 2015 é provisória, sendo que o prazo para recurso é de 15 dias corridos a contar da data da publicação no órgão da Imprensa Oficial do Estado.


Veja também:
ABRADT Jovem realiza evento
Abr 17, 2015

ABRADT Jovem realiza evento

Cerca de 50 pessoas aproveitaram a oportunidade e participaram do curso promovido pela ABRADT Jovem sobre Imposto de Renda da Pessoa Física. O prazo para os contribuintes apresentarem a declaração termina no dia 30 de abril.
Teto do Simples
Nov 23, 2014

Teto do Simples

O teto do Simples – forma menos burocrática de tributação destinada a micro e pequenas empresas – poderá chegar a R$ 14 milhões para indústrias, caso a Presidência da República e o Congresso Nacional acatem proposta
1º lote de inscrições prorrogadas
Set 08, 2015

1º lote de inscrições prorrogadas

Foi prorrogado o prazo do primeiro lote de inscrições do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt. Inscreva-se até o dia 11 de setembro com desconto. Acesse: abradt.org.br/congresso2015.
Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier
Set 26, 2016

Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier

O diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) e diretor científico do XX Congresso Internacional de Direito Tributário, Igor Mauler Santiago, fez um belo tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier durante a cerimônia de abertura do evento. Confira na íntegra!
Diretor da ABRADT no Conjur
Mai 22, 2015

Diretor da ABRADT no Conjur

Confira o artigo de Igor Mauler Santiago, diretor da ABRADT, publicado nesta semana na Revista Eletrônica Consultor Jurídico intitulado "Locação de veículo com motorista não constitui serviço de transporte".
Crimes tributários
Dez 09, 2014

Crimes tributários

O ministro Luiz Fux, do STF, extinguiu o Habeas Corpus (HC) do proprietário de companhias de ônibus que servem o ABC paulista, condenado por crimes contra a ordem tributária.