Quem somos

Sobre a Abradt

A Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) foi fundada em junho de 1996, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estavam presentes na reunião que decidiu pela fundação do órgão: Heli Coutinho, Eduardo Diamantino Bonfim e Silva, Eduardo Maneira, Ezequiel de Melo Campos Filho, Ezequiel de Melo Campos Netto, Igor Mauler Santiago, Rodolfo de Lima Gropen e Sacha Calmon Navarro Coêlho.

 

A ABRADT é uma associação sem fins lucrativos de caráter científico com sede na Rua Jornalista Djalma Andrade, número 46 no 10º andar. Dedica-se ao estudo e pesquisa do Direito Tributário, promovendo cursos, conferências e congressos, editando e publicando estudos técnicos, mantendo intercâmbio com entidades similares, no Brasil e exterior.

 

Os temas tributários apresentam-se como aqueles que mais assolam de problemas uma nação. Não seria exagero afirmar que quase todas as revoluções, no Brasil e no mundo, tiveram origens em questões tributárias. Isso é claro: o abuso do poder de tributar ofende diretamente dois dos valores mais caros ao homem: liberdade e propriedade. Num país como o Brasil, em que a carga tributária excessiva se coloca como um dos maiores entraves à produção e ao desenvolvimento, a compreensão dos problemas tributários tem importância incomensurável. Urge, portanto, debater intensamente todas as implicações desse sistema.

 

Naturalmente, nossos associados – que atuam profissionalmente na área tributária – não apenas têm curiosidade, mas precisam de todas as informações sobre a evolução da legislação, doutrina e jurisprudência nessa matéria. Para alcançar seus objetivos, a ABRADT tem contado, em seus eventos, com os juristas que mais se debruçam sobre os atuais problemas tributários brasileiros e que, por isso mesmo, podem se pronunciar com absoluta propriedade, enriquecendo sobremaneira nossos debates.



  • História 4
  • história 3
  • história 2
  • História 1