Notícias

Jul 01, 2015

PIS e Cofins para óleo diesel

20_01_2015_kjfnonbl

Em meio ao ajuste fiscal, o Senado aprovou nesta noite de terça-feira, 30, em plenário a Medida Provisória 670 que reajusta a tabela do Imposto de Renda de forma escalonada mesmo com uma emenda que contraria a área econômica do governo ao conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel.

A tendência é que a presidente Dilma Rousseff vete a emenda. A contragosto da equipe econômica, que teme uma perda de arrecadação mensal de R$ 1,15 bilhão ou R$ 13,8 bilhões por ano, a emenda do PIS/Cofins foi incluída pela Câmara dos Deputados há duas semanas sob argumento de atender a uma demanda dos caminhoneiros e favorecer o agronegócio.

Outra emenda aprovada pelo Senado concede a professores e seus dependentes a possibilidade de deduzir pagamento de despesas com aquisição de livros. A MP 670 perde a validade no dia 8 de julho e, dessa forma, não haveria prazo para que os senadores rejeitassem a emenda e o texto fosse devolvido para a apreciação da Câmara.

O líder do PMDB no Senado e relator da MP do Imposto de Renda, Eunício Oliveira (CE), criticou a inclusão dos “jabutis” – matérias estranhas ao que foi enviado pelo Poder Executivo. Segundo ele, a medida provisória foi fruto de um acerto do Congresso com a equipe econômica. “Havia o compromisso para não incorporar nenhuma emenda”, afirmou.

 

Fonte: Estado de Minas


Veja também:
Tema do Congresso: Tributação
Set 13, 2014

Tema do Congresso: Tributação

Tributação e desenvolvimento econômico é um dos temas que serão debatidos durante o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário, promovido pela ABRADT.
PIS e Cofins para óleo diesel
Jul 01, 2015

PIS e Cofins para óleo diesel

Senado aprovou nesta noite, em plenário, a Medida Provisória 670 que reajusta a tabela do IR de forma escalonada mesmo com uma emenda que contraria a área econômica do governo ao conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel.
Palestras online
Mar 31, 2015

Palestras online

Bom conteúdo online agrada a todos. Por isso, a ABRADT disponibiliza os vídeos das palestras apresentados durante seus principais eventos, como o último Congresso Internacional de Direito Tributário.
Legislação tributária
Jan 07, 2015

Legislação tributária

Diante do alto grau de complexidade da legislação tributária e das mudanças constantes que se agravam diariamente, as empresas carregam grande dificuldade em acompanhar de ponta a ponta tais alterações e acabam por perder a oportunidade de resgatar créditos ou verificar a fundo se existem pagamentos feitos a maior.
Retrospectiva Tributária 2016
Nov 18, 2016

Retrospectiva Tributária 2016

ABRADT realiza "Seminário Retrospectivas Tributárias 2016" no dia 7 de dezembro, das 9h30 às 18h, no auditório do Ibmec Minas Gerais e realiza sorteio de duas inscrições para o evento no Instagram. Saiba mais!
Entrevista André Mendes
Mai 16, 2016

Entrevista André Mendes

O diretor da ABRADT, André Mendes Moreira, foi entrevistado pelo Jornal Gazeta do Povo sobre o Simples Nacional, confira.