Notícias

Jul 01, 2015

PIS e Cofins para óleo diesel

20_01_2015_kjfnonbl

Em meio ao ajuste fiscal, o Senado aprovou nesta noite de terça-feira, 30, em plenário a Medida Provisória 670 que reajusta a tabela do Imposto de Renda de forma escalonada mesmo com uma emenda que contraria a área econômica do governo ao conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel.

A tendência é que a presidente Dilma Rousseff vete a emenda. A contragosto da equipe econômica, que teme uma perda de arrecadação mensal de R$ 1,15 bilhão ou R$ 13,8 bilhões por ano, a emenda do PIS/Cofins foi incluída pela Câmara dos Deputados há duas semanas sob argumento de atender a uma demanda dos caminhoneiros e favorecer o agronegócio.

Outra emenda aprovada pelo Senado concede a professores e seus dependentes a possibilidade de deduzir pagamento de despesas com aquisição de livros. A MP 670 perde a validade no dia 8 de julho e, dessa forma, não haveria prazo para que os senadores rejeitassem a emenda e o texto fosse devolvido para a apreciação da Câmara.

O líder do PMDB no Senado e relator da MP do Imposto de Renda, Eunício Oliveira (CE), criticou a inclusão dos “jabutis” – matérias estranhas ao que foi enviado pelo Poder Executivo. Segundo ele, a medida provisória foi fruto de um acerto do Congresso com a equipe econômica. “Havia o compromisso para não incorporar nenhuma emenda”, afirmou.

 

Fonte: Estado de Minas


Veja também:
Seminário lota auditório
Mai 21, 2015

Seminário lota auditório

Seminário realizado pela ABRADT e ACMinas lota auditório em Belo Horizonte. As palestras foram proferidas pelos advogados tributaristas e professores Sacha Calmon e Gustavo Brigagão.
Alta de 0,5 ponto da Selic
Jan 19, 2015

Alta de 0,5 ponto da Selic

De acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, inflação deverá ser de 6,67% em 2015. Projeção para a alta dos preços administrados subiu de 8% para 8,20%.
Retorno de Mercadorias
Dez 02, 2014

Retorno de Mercadorias

A principal questão a ser esclarecida envolve o retorno de mercadorias não entregues ao destinatário e, ao mesmo tempo, o direito à apropriação do crédito fiscal.
IPI para importados
Nov 18, 2014

IPI para importados

O STJ unificou o entendimento no sentido de afastar a exigência de IPI sobre a revenda de produtos importados no mercado interno
XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt garante programação diversificada e público satisfeito
Out 10, 2017

XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt garante programação diversificada e público satisfeito

  Ele conseguiu mais uma vez: em um tom crescente, a vigésima primeira edição do Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt trouxe três dias de palestras de conteúdo rico, além da realização de lançamentos e competições inovadoras e diversificadas, que encantou e garantiu a satisfação de 900 congressistas presentes. O tema escolhido para conduzir […]
Sem verba para ICMS
Dez 10, 2014

Sem verba para ICMS

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do projeto de lei complementar 130/2014 que convalida os incentivos fiscais concedidos com base no ICMS, no âmbito da chamada guerra fiscal.,