Malha fina do IR

Malha fina do IR

malha fina

Após o encerramento do processamento dos lotes de restituição, a Receita Federal divulgou, nesta terça-feira, o número de declarações do Imposto de Renda de 2014 que ficaram retidas na malha fina. No total, 937.939 foram retidas, sendo que elas se dividem em 740.760 declarações com imposto a restituir, 174.301 declarações com imposto a pagar e 22.878 declarações sem saldo de imposto a pagar ou a restituir.

De acordo com a Receita, o principal motivo da retenção foi a omissão de rendimentos, presente em 52% delas. Isso acontece quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora. Em segundo lugar ficaram as despesas médicas, respondendo por 20% das retenções, e, em terceiro, a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com 10%.

Para o contribuinte consultar a situação de sua declaração, basta entrar no site da Receita Federal e seguir os passos indicados. Se notar alguma pendência, deverá ler sobre o procedimento seguinte nas seções “O que verificar?” e “O que fazer?”.

Fonte: Terra

Deixe um comentário

Rolar para cima