Notícias

Out 01, 2015

Prêmio Sacha Calmon 2015

Marcelo Hugo de Oliveira Campos, Raul Brandão Sampaio, Sacha Calmon Navarro Coêlho, Larissa Santos Bandeira e Fernanda de Oliveira Silveira

Da esquerda para a direita, Rogério Abdala Bittencourt Júnior (2º lugar), Raul Brandão Sampaio (1º lugar), o advogado e tributarista Sacha Calmon Navarro Coêlho, Larissa Santos Bandeira e Fernanda de Oliveira Silveira (3º lugar).

Veterano e novato, a dupla de vencedores do Prêmio Sacha Calmon do Concurso de Teses da Abradt possuem trajetórias diferentes em suas relações com o Congresso Internacional de Direito Tributário, realizado periodicamente pela Associação. Em entrevista, Marcelo Hugo de Oliveira Campos e Raul Brandão Sampaio, membros do escritório de advocacia Henriques Advogados, falam de suas motivações profissionais e acadêmicas na realização da tese premiada e qual o significado do Prêmio para cada um deles.

“A vida acadêmica nos permite ampliar o conhecimento, conhecer novas ideias e novas pessoas, o que se reflete, inevitavelmente, na qualidade dos serviços profissionais prestados”. Já anteriormente agraciado pelo Prêmio Sacha Calmon, na edição de 2012 do Congresso, Marcelo é categórico ao afirmar a importância do investimento acadêmico na vida do profissional de Direito, principalmente em sua juventude. O advogado reconhece no Concurso um importante investimento neste sentido.

Ainda segundo Marcelo, a escolha do tema abordado, A tutela de evidência do Novo CPC como garantia constitucional de efetividade do sistema tributário, surge da observação de que a instabilidade do cenário econômico atual “tem levado os contribuintes ao Poder Judiciário na busca pela justa tributação, muitas vezes violada pelo ente tributante”. Nisto, o Poder Judiciário tem o dever de encontrar mecanismos que possam conferir efetividade ao sistema tributário, distribuindo-se o ônus do tempo no processo.

Para Raul Brandão Sampaio, co-autor do trabalho, “vivemos um momento impar para o Direito Brasileiro”. Ao que tudo indica, o Novo Código de Processo Civil entrará em vigor já no ano que vem, e influenciará também o Direito Tributário, o que justifica a necessidade de aprofundamento em temas nos quais o processo civil e o direito tributário estejam juntos.

O novo CPC traz uma técnica processual que permite a antecipação do provimento jurisdicional independentemente da demonstração do perigo de dano. Pensando nisso, os autores defendem em seu trabalho que “a tutela de evidência merece uma interpretação sistemática (haja vista a força do precedente judicial que permeia todo o novo CPC) e, antes, constitucional (tendo em vista o direito fundamental à duração razoável do processo)”, diz Marcelo.

Um evento que “traz os mais notáveis nomes do Direito Tributário no Brasil” e abre espaço para que “jovens advogados possam desenvolver propostas e teses”, é uma clara prova do quão séria é a preocupação da Associação com o desenvolvimento do Direito Tributário no país, declara Raul. “Receber um prêmio como esse, que traz o selo da Abradt e do professor Sacha Calmon, é um grande incentivo para continuar os trabalhos acadêmicos, e nos ajuda a entender que estamos no caminho certo”, conclui. Já para Marcelo, “a premiação reforça o perfil acadêmico da nossa equipe, a qualidade e o conhecimento dos nossos profissionais”.

Na nossa página no Facebook, você confere as fotos dos três dias de evento, inclusive do momento da premiação.

 


Veja também:
Congresso homenageia Misabel Derzi
Jul 14, 2016

Congresso homenageia Misabel Derzi

O XX Congresso Internacional de Direito Tributário tem como homenageada a professora Misabel Derzi, presidente honorária da ABRADT. Saiba mais sobre o evento.
ABRADT realiza sorteio em fanpage
Jun 11, 2015

ABRADT realiza sorteio em fanpage

ABRADT vai sortear no dia 18 de junho dois livros sobre Direito Tributário, entre os seus associados. As obras têm a coordenação da especialista em Direito Tributário, Misabel Abreu Machado Derzi. Participe!
Teses do STJ
Nov 27, 2014

Teses do STJ

O STJ acaba de lançar uma coletânea de acórdãos ligados ao Código Tributário Nacional para facilitar a visualização do entendimento de aspectos controvertidos da legislação
Igor Mauler no Conjur
Abr 15, 2015

Igor Mauler no Conjur

Confira o artigo de Igor Mauler Santiago, publicado na Revista Eletrônica Consultor Jurídico nesta quarta-feira (15) intitulado “Regras tributárias do Gatt e da OMC têm aplicação direta no Brasil".
Clipping Tributário | 17 a 21/10
Out 27, 2016

Clipping Tributário | 17 a 21/10

Confira as principais notícias relacionadas ao Direito Tributário no país que foram divulgadas em nossas redes sociais.
Certificado do XX Congresso
Set 27, 2016

Certificado do XX Congresso

Todos que estiveram presentes nas palestras e discussões têm acesso ao Certificado Online. Emitia o seu!