Notícias

Out 01, 2015

Prêmio Sacha Calmon 2015

Marcelo Hugo de Oliveira Campos, Raul Brandão Sampaio, Sacha Calmon Navarro Coêlho, Larissa Santos Bandeira e Fernanda de Oliveira Silveira

Da esquerda para a direita, Rogério Abdala Bittencourt Júnior (2º lugar), Raul Brandão Sampaio (1º lugar), o advogado e tributarista Sacha Calmon Navarro Coêlho, Larissa Santos Bandeira e Fernanda de Oliveira Silveira (3º lugar).

Veterano e novato, a dupla de vencedores do Prêmio Sacha Calmon do Concurso de Teses da Abradt possuem trajetórias diferentes em suas relações com o Congresso Internacional de Direito Tributário, realizado periodicamente pela Associação. Em entrevista, Marcelo Hugo de Oliveira Campos e Raul Brandão Sampaio, membros do escritório de advocacia Henriques Advogados, falam de suas motivações profissionais e acadêmicas na realização da tese premiada e qual o significado do Prêmio para cada um deles.

“A vida acadêmica nos permite ampliar o conhecimento, conhecer novas ideias e novas pessoas, o que se reflete, inevitavelmente, na qualidade dos serviços profissionais prestados”. Já anteriormente agraciado pelo Prêmio Sacha Calmon, na edição de 2012 do Congresso, Marcelo é categórico ao afirmar a importância do investimento acadêmico na vida do profissional de Direito, principalmente em sua juventude. O advogado reconhece no Concurso um importante investimento neste sentido.

Ainda segundo Marcelo, a escolha do tema abordado, A tutela de evidência do Novo CPC como garantia constitucional de efetividade do sistema tributário, surge da observação de que a instabilidade do cenário econômico atual “tem levado os contribuintes ao Poder Judiciário na busca pela justa tributação, muitas vezes violada pelo ente tributante”. Nisto, o Poder Judiciário tem o dever de encontrar mecanismos que possam conferir efetividade ao sistema tributário, distribuindo-se o ônus do tempo no processo.

Para Raul Brandão Sampaio, co-autor do trabalho, “vivemos um momento impar para o Direito Brasileiro”. Ao que tudo indica, o Novo Código de Processo Civil entrará em vigor já no ano que vem, e influenciará também o Direito Tributário, o que justifica a necessidade de aprofundamento em temas nos quais o processo civil e o direito tributário estejam juntos.

O novo CPC traz uma técnica processual que permite a antecipação do provimento jurisdicional independentemente da demonstração do perigo de dano. Pensando nisso, os autores defendem em seu trabalho que “a tutela de evidência merece uma interpretação sistemática (haja vista a força do precedente judicial que permeia todo o novo CPC) e, antes, constitucional (tendo em vista o direito fundamental à duração razoável do processo)”, diz Marcelo.

Um evento que “traz os mais notáveis nomes do Direito Tributário no Brasil” e abre espaço para que “jovens advogados possam desenvolver propostas e teses”, é uma clara prova do quão séria é a preocupação da Associação com o desenvolvimento do Direito Tributário no país, declara Raul. “Receber um prêmio como esse, que traz o selo da Abradt e do professor Sacha Calmon, é um grande incentivo para continuar os trabalhos acadêmicos, e nos ajuda a entender que estamos no caminho certo”, conclui. Já para Marcelo, “a premiação reforça o perfil acadêmico da nossa equipe, a qualidade e o conhecimento dos nossos profissionais”.

Na nossa página no Facebook, você confere as fotos dos três dias de evento, inclusive do momento da premiação.

 


Veja também:
Curso gratuito sobre o Novo CPC
Ago 07, 2015

Curso gratuito sobre o Novo CPC

ABRADT Jovem promove encontro para o debate entre tributaristas e processualistas visando à estruturação dinâmica de novas formas de resolução de conflitos, pautadas no ideário proposto pelo NCPC no dia 19 de agosto, em Belo Horizonte.
Edital para apresentação de teses
Jun 17, 2016

Edital para apresentação de teses

Confira o edital para Apresentação de Teses no XX Congresso Internacional de Direito Tributário, que tem como tema "50 anos do Código Tributário Nacional - CTN" e acontece de 14 a 16 de setembro de 2016, em Belo Horizonte.
IR 2014: restituições liberadas
Fev 09, 2015

IR 2014: restituições liberadas

A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituições liberadas da malha fina do imposto de renda 2014. Declarações enviadas à Receita entre 2008 e 2013 também estão no lote.
Teto do Simples
Nov 23, 2014

Teto do Simples

O teto do Simples – forma menos burocrática de tributação destinada a micro e pequenas empresas – poderá chegar a R$ 14 milhões para indústrias, caso a Presidência da República e o Congresso Nacional acatem proposta
Imposto de Renda 2015
Fev 05, 2015

Imposto de Renda 2015

O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2015 vai começar em 2 de março e terminar em 30 de abril. Confira as situações que obrigam o contribuinte a declarar.
João Paulo Fanuchi designado pela OAB
Ago 01, 2016

João Paulo Fanuchi designado pela OAB

O diretor da ABRADT, João Paulo Fanuchi Almeida Melo, foi designado pela OAB como membro da Comissão Especial de Defesa da Cidadania Tributária.