Notícias

Nov 07, 2017

Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

 

Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

As tecnologias se renovam, teorias são desenvolvidas, antigas leis e práticas se tornam obsoletas e são substituídas por novas ideias. E tudo isso se constrói a partir dela: da ciência. A pesquisa é o coração do desenvolvimento da humanidade e temos o privilégio de ter tantas mentes brilhantes trabalhando a favor de uma sociedade moderna, justa e evoluída.

Ao contrário do que muitos pensam, o pesquisador não é um gênio solitário, escondido em uma biblioteca escura. Eles estão dentro das universidades, eles estão no mercado de trabalho, em grupos de estudo, em congressos, eventos e feiras. Mas tem um lugar, um lugar em especial, que todos eles precisam estar: em publicações científicas.

Mas por que as publicações têm uma importância tão grande para a pesquisa?

Porque ela é importante para a ciência

Para começo de conversa, as publicações têm um papel central na transmissão do conhecimento, tanto à comunidade científica quanto à sociedade, em geral. As revistas especializadas tem um papel importante não apenas na divulgação da ciência, conferindo maior acessibilidade à descobertas, como no fomento da produção de conhecimento, do desenvolvimento de novas técnicas e métodos de análise: tudo a partir da leitura de artigos e teses publicadas nesses veículos.

Por que é importante para o pesquisador

Não importa seu campo de pesquisa. De psicologia à engenharia, do direito tributário à física quântica: seus achados só se tornam reais quando publicados. Não adianta dedicar-se anos a uma tese, a uma ideia, a um artigo e não compartilhá-lo com a comunidade científica, abrindo-o à discussão e disponibilizando-o a ser um material de consulta.

Além disso, a publicação é importante para a imagem acadêmica e científica do pesquisador. O reconhecimento dentro da comunidade, a divulgação de seu nome e seu trabalho… tudo isso faz parte da construção de sua reputação. Por fim, publicar é importante, também, já que conta como critério para entrada em pós-graduações e outros processos seletivos.

Publicação deve ser criteriosa

Já vimos que publicar é essencial, mas é muito importante, também, optar pela inclusão de sua pesquisa em publicações científicas sérias, que primem pelo rigor editorial. Além de assegurar maior alcance nacional e internacional, elas conferem mais credibilidade ao artigo e referencial ao pesquisador.

Quando a Abradt e a Editora Fórum deram início ao planejamento da primeira edição da Revista Abradt/Fórum de Direito Tributário (RAFDT), um objetivo era claro: fazer deste um canal sério e comprometido com a divulgação científica de pesquisas relacionadas ao direito tributário. Os artigos submetidos são analisados criteriosamente por pareceristas ad hoc, em avaliações duplo-cegas, garantindo o rigor do Sistema Qualis, da CAPES.

A segunda edição da RAFDT sai ainda em 2017. Fique ligado nos chamamentos públicos para submissão de artigos para as próximas edições no aqui site da Abradt!


Veja também:
Defesa do Supersimples
Jan 13, 2015

Defesa do Supersimples

Por decisão de sua diretoria, a OAB Nacional irá requerer ao STF o ingresso na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5216 na condição deamicus curiae. A referida ação ataca a Lei Complementar (LC) 147/2014, ou Lei do Supersimples.
PIS e Cofins para óleo diesel
Jul 01, 2015

PIS e Cofins para óleo diesel

Senado aprovou nesta noite, em plenário, a Medida Provisória 670 que reajusta a tabela do IR de forma escalonada mesmo com uma emenda que contraria a área econômica do governo ao conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel.
IPI sobre valor final
Set 08, 2014

IPI sobre valor final

Supremo Tribunal Federal (STF) decide que cálculo do IPI deve ser o valor final das operações, já com os descontos oferecidos na hora da venda, e não sobre o preço de tabela.
Imunidade Tributária
Nov 30, 2014

Imunidade Tributária

Por maioria, o Plenário do STF julgou a Ação Cível Originária (ACO) 879, ajuizada pelos Correios (ECT) contra a cobrança do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) no Estado da Paraíba.
Tema do Congresso: Tributação 2
Set 14, 2014

Tema do Congresso: Tributação 2

Tributação, finanças públicas e desigualdades regionais no Brasil é um dos temas que será debatido durante o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.
XIX Congresso|Temas 2ºdia
Set 09, 2015

XIX Congresso|Temas 2ºdia

Conheça os Grandes Temas que serão abordados durante o 2º e 3º dia do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, realizado de 23 a 25 de setembro, nas Faculdades Milton Campos, em Belo Horizonte.