Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

 
Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?
As tecnologias se renovam, teorias são desenvolvidas, antigas leis e práticas se tornam obsoletas e são substituídas por novas ideias. E tudo isso se constrói a partir dela: da ciência. A pesquisa é o coração do desenvolvimento da humanidade e temos o privilégio de ter tantas mentes brilhantes trabalhando a favor de uma sociedade moderna, justa e evoluída.
Ao contrário do que muitos pensam, o pesquisador não é um gênio solitário, escondido em uma biblioteca escura. Eles estão dentro das universidades, eles estão no mercado de trabalho, em grupos de estudo, em congressos, eventos e feiras. Mas tem um lugar, um lugar em especial, que todos eles precisam estar: em publicações científicas.
Mas por que as publicações têm uma importância tão grande para a pesquisa?
Porque ela é importante para a ciência
Para começo de conversa, as publicações têm um papel central na transmissão do conhecimento, tanto à comunidade científica quanto à sociedade, em geral. As revistas especializadas tem um papel importante não apenas na divulgação da ciência, conferindo maior acessibilidade à descobertas, como no fomento da produção de conhecimento, do desenvolvimento de novas técnicas e métodos de análise: tudo a partir da leitura de artigos e teses publicadas nesses veículos.
Por que é importante para o pesquisador
Não importa seu campo de pesquisa. De psicologia à engenharia, do direito tributário à física quântica: seus achados só se tornam reais quando publicados. Não adianta dedicar-se anos a uma tese, a uma ideia, a um artigo e não compartilhá-lo com a comunidade científica, abrindo-o à discussão e disponibilizando-o a ser um material de consulta.
Além disso, a publicação é importante para a imagem acadêmica e científica do pesquisador. O reconhecimento dentro da comunidade, a divulgação de seu nome e seu trabalho… tudo isso faz parte da construção de sua reputação. Por fim, publicar é importante, também, já que conta como critério para entrada em pós-graduações e outros processos seletivos.
Publicação deve ser criteriosa
Já vimos que publicar é essencial, mas é muito importante, também, optar pela inclusão de sua pesquisa em publicações científicas sérias, que primem pelo rigor editorial. Além de assegurar maior alcance nacional e internacional, elas conferem mais credibilidade ao artigo e referencial ao pesquisador.
Quando a Abradt e a Editora Fórum deram início ao planejamento da primeira edição da Revista Abradt/Fórum de Direito Tributário (RAFDT), um objetivo era claro: fazer deste um canal sério e comprometido com a divulgação científica de pesquisas relacionadas ao direito tributário. Os artigos submetidos são analisados criteriosamente por pareceristas ad hoc, em avaliações duplo-cegas, garantindo o rigor do Sistema Qualis, da CAPES.
A segunda edição da RAFDT sai ainda em 2017. Fique ligado nos chamamentos públicos para submissão de artigos para as próximas edições no aqui site da Abradt!

Deixe um comentário

Rolar para cima