Notícias

Nov 07, 2017

Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

 

Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

As tecnologias se renovam, teorias são desenvolvidas, antigas leis e práticas se tornam obsoletas e são substituídas por novas ideias. E tudo isso se constrói a partir dela: da ciência. A pesquisa é o coração do desenvolvimento da humanidade e temos o privilégio de ter tantas mentes brilhantes trabalhando a favor de uma sociedade moderna, justa e evoluída.

Ao contrário do que muitos pensam, o pesquisador não é um gênio solitário, escondido em uma biblioteca escura. Eles estão dentro das universidades, eles estão no mercado de trabalho, em grupos de estudo, em congressos, eventos e feiras. Mas tem um lugar, um lugar em especial, que todos eles precisam estar: em publicações científicas.

Mas por que as publicações têm uma importância tão grande para a pesquisa?

Porque ela é importante para a ciência

Para começo de conversa, as publicações têm um papel central na transmissão do conhecimento, tanto à comunidade científica quanto à sociedade, em geral. As revistas especializadas tem um papel importante não apenas na divulgação da ciência, conferindo maior acessibilidade à descobertas, como no fomento da produção de conhecimento, do desenvolvimento de novas técnicas e métodos de análise: tudo a partir da leitura de artigos e teses publicadas nesses veículos.

Por que é importante para o pesquisador

Não importa seu campo de pesquisa. De psicologia à engenharia, do direito tributário à física quântica: seus achados só se tornam reais quando publicados. Não adianta dedicar-se anos a uma tese, a uma ideia, a um artigo e não compartilhá-lo com a comunidade científica, abrindo-o à discussão e disponibilizando-o a ser um material de consulta.

Além disso, a publicação é importante para a imagem acadêmica e científica do pesquisador. O reconhecimento dentro da comunidade, a divulgação de seu nome e seu trabalho… tudo isso faz parte da construção de sua reputação. Por fim, publicar é importante, também, já que conta como critério para entrada em pós-graduações e outros processos seletivos.

Publicação deve ser criteriosa

Já vimos que publicar é essencial, mas é muito importante, também, optar pela inclusão de sua pesquisa em publicações científicas sérias, que primem pelo rigor editorial. Além de assegurar maior alcance nacional e internacional, elas conferem mais credibilidade ao artigo e referencial ao pesquisador.

Quando a Abradt e a Editora Fórum deram início ao planejamento da primeira edição da Revista Abradt/Fórum de Direito Tributário (RAFDT), um objetivo era claro: fazer deste um canal sério e comprometido com a divulgação científica de pesquisas relacionadas ao direito tributário. Os artigos submetidos são analisados criteriosamente por pareceristas ad hoc, em avaliações duplo-cegas, garantindo o rigor do Sistema Qualis, da CAPES.

A segunda edição da RAFDT sai ainda em 2017. Fique ligado nos chamamentos públicos para submissão de artigos para as próximas edições no aqui site da Abradt!


Veja também:
Valter Lobato na revista INOVA
Fev 17, 2016

Valter Lobato na revista INOVA

O tributarista e diretor da Abradt Valter Lobato escreveu para a revista INOVA, publicação da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, artigo sobre as mudanças na advocacia tributária com o advento do novo CPC.
Autoridades prestigiam evento
Set 29, 2015

Autoridades prestigiam evento

A apresentação dos finalistas do Concurso de Apresentação de Teses deu início às atividades do terceiro e último dia do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, na última sexta-feira, dia 25.
Parcerias ABRADT
Out 31, 2016

Parcerias ABRADT

A novidade é o estabelecimento de quatro novos convênios que nos permitirão aumentar ainda mais as vantagens de ser associado ABRADT ou ABRADT Jovem. Confira!
Rio exige ICMS de refino de sal
Nov 11, 2014

Rio exige ICMS de refino de sal

O governo do Estado do Rio de Janeiro editou decreto que obriga as indústrias de refino de sal a refazer a escrituração fiscal relativa ao ICMS dos últimos cinco anos.
Tributação Unificada
Dez 29, 2014

Tributação Unificada

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou no último dia 10, o projeto de Lei 7020/13, que institui o RTU para a importação de mercadorias, via terrestre, procedentes da Venezuela.
Congresso em Pernambuco
Jul 31, 2015

Congresso em Pernambuco

O XIV Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, de 02 a 04 de setembro, no Recife terá como tema “Tributação: desafios e perspectivas em tempos de crise”.