Notícias

Ago 02, 2017

Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem

 

Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem

Com a proximidade da 21ª edição do Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, os preparativos caminham à todo o vapor. E, se já está chegando a data de realização do maior evento do direito tributário do Brasil, também estão se esgotando os prazos para inscrição em nossos concursos.

No dia 1º de setembro, chega ao fim o período para inscrever sua equipe no 2º Prêmio Misabel Derzi, a Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem. Se você ainda não se inscreveu, esse post é para você.

Sucesso na primeira edição

O Prêmio Misabel Derzi foi uma novidade lançada no XX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, em 2016 – e foi um sucesso. Trata-se de um julgamento simulado, nos moldes do Tax Moot Court, que emula uma corte tributária em casos fictícios. A competição consiste em duas etapas: uma escrita, em forma de memorial, que é eliminatória, e uma oral, que se divide entre sustentação e debate.

A primeira realização teve como tema a “Inclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS/COFINS”, e apresentou um alto nível de debates e argumentações, estimulando a continuidade, em uma segunda edição que promete ainda mais.

Ainda dá tempo de inscrever sua equipe

Como tema para o 2º Prêmio Misabel Derzi, a Abradt Jovem escolheu a “Tributação das Tecnologias Disruptivas: streaming, voip e marketplace”, uma temática que tem rendido grandes discussões na sociedade contemporânea. Os grupos devem ser formados por quatro integrantes, que poderão contar com o auxílio de um professor tutor. Para se inscrever, os membros do grupo precisam ser estudantes de Direito e estarem inscritos no Congresso.

Três grupos passarão da fase escrita para a oral, sendo que a divulgação dos selecionados será feita no primeiro dia de evento e os debates acontecerão no segundo, respectivamente 20 e 21 de setembro. O grupo com maior nota receberá o prêmio de equipe, e o aluno com maior pontuação na sustentação oral, receberá o prêmio individual

O XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. Esperamos todos lá!


Veja também:
Grandes temas em pauta no 2º dia
Set 28, 2015

Grandes temas em pauta no 2º dia

Com início às 9h30 da manhã, o dia 24 de setembro marca o segundo dia de atividades do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt.
Impostos
Jan 04, 2015

Impostos

Neste texto você vai entender um pouco mais sobre os impostos que nós, brasileiros, pagamos sempre no início do ano. Entre eles, o IPTU e IPVA.
5 dicas para um bom networking no Congresso Internacional de Direito Tributário
Ago 24, 2017

5 dicas para um bom networking no Congresso Internacional de Direito Tributário

  Seja no mercado de trabalho ou na área acadêmica, não tem outra: não há local melhor para fazer um bom networking do que um evento especializado. Como já explicamos aqui, a presença de grandes nomes e a reunião de vários estudiosos e profissionais interessados em um determinado tema que faz dos congressos, feiras e […]
Imposto de Renda 2015
Fev 05, 2015

Imposto de Renda 2015

O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2015 vai começar em 2 de março e terminar em 30 de abril. Confira as situações que obrigam o contribuinte a declarar.
Carta de Belo Horizonte
Nov 07, 2014

Carta de Belo Horizonte

XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário inova na aprovação de um documento com melhorias para as políticas tributárias brasileiras.
Não é remuneração
Mar 27, 2015

Não é remuneração

Contribuição previdenciária não incide sobre plano de opção de compra de ações. Esse foi o entendimento firmado pela 2ª Seção de Julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Entenda o caso.