Notícias

Ago 02, 2017

Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem

 

Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem

Com a proximidade da 21ª edição do Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, os preparativos caminham à todo o vapor. E, se já está chegando a data de realização do maior evento do direito tributário do Brasil, também estão se esgotando os prazos para inscrição em nossos concursos.

No dia 1º de setembro, chega ao fim o período para inscrever sua equipe no 2º Prêmio Misabel Derzi, a Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem. Se você ainda não se inscreveu, esse post é para você.

Sucesso na primeira edição

O Prêmio Misabel Derzi foi uma novidade lançada no XX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, em 2016 – e foi um sucesso. Trata-se de um julgamento simulado, nos moldes do Tax Moot Court, que emula uma corte tributária em casos fictícios. A competição consiste em duas etapas: uma escrita, em forma de memorial, que é eliminatória, e uma oral, que se divide entre sustentação e debate.

A primeira realização teve como tema a “Inclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS/COFINS”, e apresentou um alto nível de debates e argumentações, estimulando a continuidade, em uma segunda edição que promete ainda mais.

Ainda dá tempo de inscrever sua equipe

Como tema para o 2º Prêmio Misabel Derzi, a Abradt Jovem escolheu a “Tributação das Tecnologias Disruptivas: streaming, voip e marketplace”, uma temática que tem rendido grandes discussões na sociedade contemporânea. Os grupos devem ser formados por quatro integrantes, que poderão contar com o auxílio de um professor tutor. Para se inscrever, os membros do grupo precisam ser estudantes de Direito e estarem inscritos no Congresso.

Três grupos passarão da fase escrita para a oral, sendo que a divulgação dos selecionados será feita no primeiro dia de evento e os debates acontecerão no segundo, respectivamente 20 e 21 de setembro. O grupo com maior nota receberá o prêmio de equipe, e o aluno com maior pontuação na sustentação oral, receberá o prêmio individual

O XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. Esperamos todos lá!


Veja também:
Tributos de veículos
Mar 26, 2015

Tributos de veículos

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26) a Lei 13.111/15, que obriga vendedores de motocicletas e automóveis a informar ao comprador os valores dos tributos incidentes no preço desses veículos.
Valter Lobato na revista INOVA
Fev 17, 2016

Valter Lobato na revista INOVA

O tributarista e diretor da Abradt Valter Lobato escreveu para a revista INOVA, publicação da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, artigo sobre as mudanças na advocacia tributária com o advento do novo CPC.
Igor Mauler sobre taxação da Netflix
Jul 25, 2016

Igor Mauler sobre taxação da Netflix

O diretor da ABRADT, Igor Mauler Santiago, comentou sobre a taxação da Netflix em matéria d' O Jornal Gazeta do Povo (PR).
Direito Tributário em pauta
Abr 06, 2015

Direito Tributário em pauta

Direito Tributário será tema de um dos painéis da XV Conferência Estadual da OAB/MG: Sociedade e Advocacia, que será realizada na cidade mineira de Montes Claros, entre os dias 9 e 11 de abril.
Diretor da Abradt lança livro
Abr 14, 2016

Diretor da Abradt lança livro

O diretor da ABRADT, André Mendes Moreira, lança a 2ª edição do livro "A tributação dos serviços de comunicação". A obra delineia os contornos da incidência do ICMS-Comunicação, bem como discorre sobre os conflitos de competência: ICMSxISSQN.
Sonegação Fiscal
Dez 26, 2014

Sonegação Fiscal

A rede de fast food Habib's está sendo investigada por fraude fiscal em Minas Gerais e outros sete estados. Segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).