Notícias

Set 13, 2014

Tema do Congresso: Tributação

Podemos, resumidamente, classificar os tributos como pagamentos feitos pela sociedade (pessoa física e jurídica) à entidades públicas em troca de serviços de todos os âmbitos, incluindo social. No Brasil, é quase impossível não saber o que é um tributo, já que o país, tem uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2013, o brasileiro gastou cerca de 40% da sua renda com impostos. Ao todo, foi preciso trabalhar 150 dias – de janeiro à maio – para quitar sua dívida com o estado. Empresas e pessoas do Brasil pagam mais de 60 impostos no país do carnaval. Entre eles, o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação)  é o mais caro.

Mas, em sua essência, os impostos são necessários e cumprem uma importante função na sociedade. É com esse recurso que os estados conseguem renda para financiar diversos bens públicos. Entre eles saúde, educação e segurança. “Quanto maior é o estado, maior é a necessidade de se arrecadar recursos junto à sociedade. Quanto mais ineficiente for o setor público, tanto mais custoso será ao trabalhador manter a estrutura estatal”, esclarece Adolfo Sachsida, em um artigo sobre o assunto.

Do ponto de vista econônimo, o crescimento do estado depende da carga tributária, que é o total de tributos e impostos arrecadados divididos pelo PIB (Produto Interno Bruto), mas em contra partida, o aumento desses tributos gera menor renda para trabalhadores e empresas, e logo afeta o padrão de vida da sociedade. Toda vez que se cria um novo imposto, dedica-se uma renda, que antes era investida em outras coisas, para a quitação desse dever. Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, aumenta-se a arrecadação do estado, mas em mesma proporção retira de circulação um valor que movimentava a economia.

O tema é amplo e afeta diversos ramos da economia brasileira. E é por isso que esse é o primeiro assunto do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário. Durante o evento, além da ligação de tributação com o desenvolvimento econômico, vamos conversar sobre a influência dos tributos na desigualdade social, na macroeconomia brasileira e como os impostos afetam a livre concorrência.


Veja também:
Como se programar para aproveitar o Congresso Internacional de Direito Tributário
Ago 31, 2017

Como se programar para aproveitar o Congresso Internacional de Direito Tributário

    Se você está ligado nas movimentações para a realização do XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, sabe que a programação já foi divulgada, pode verificar aqui. Sabemos o potencial de um congresso desse porte tem para transmissão de conteúdo e troca de ideias entre os profissionais e pesquisadores do direito tributário, […]
Rio exige ICMS de refino de sal
Nov 11, 2014

Rio exige ICMS de refino de sal

O governo do Estado do Rio de Janeiro editou decreto que obriga as indústrias de refino de sal a refazer a escrituração fiscal relativa ao ICMS dos últimos cinco anos.
Edital para apresentação de teses
Mai 07, 2015

Edital para apresentação de teses

A ABRADT torna público à comunidade acadêmica e profissional e a todos os interessados na participação no XIX Congresso de Direito Tributário o edital para Apresentação de Teses. Prepare-se desde já!
Abradt lança E-book
Nov 23, 2015

Abradt lança E-book

Os participantes do XVIII Congresso receberão chave de acesso ao E-book. O material também está à disposição do público geral para compra através do site da Editora Fórum.
Desonerações tributárias
Jan 28, 2015

Desonerações tributárias

O governo federal deixou de arrecadar, no ano passado, mais de R$ 100 bilhões devido às desonerações tributárias. A renúncia fiscal com desonerações somou R$ 104,043 bilhões em 2014.
Certificado do Congresso
Nov 14, 2014

Certificado do Congresso

Se você não conseguiu pegar o seu certificado durante o evento, saiba como baixar o seu documento online.