Notícias

Fev 06, 2015

Reajuste na energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (6) a metodologia de reajuste extraordinário solicitada por mais de 30 distribuidoras. A justificativa é repassar ao consumidor o aumento de custos com a geração de energia. O percentual de aumento varia de acordo com as despesas arcadas por cada empresa. A metodologia será levada a audiência pública entre os dias 9 e 19 de fevereiro.

De acordo com a diretoria da Aneel, o cálculo leva em consideração os R$ 23,21 bilhões necessários à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Essa conta foi criada para universalizar o acesso à energia elétrica e promover fontes alternativas de energia, caso das eólicas, solar, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo.

A metodologia aprovada nesta sexta-feira leva em conta o aumento de custo da energia de Itaipu. Presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras e Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite disse que a carga tributária cobrada sobre o setor é um dos fatores responsáveis pelo alto custo de energia fornecida ao consumidor. Ele, no entanto, elogiou as medidas adotadas pela Aneel.

Fonte: O Tempo


Veja também:
Congresso de Direito Tributário OAB
Out 30, 2015

Congresso de Direito Tributário OAB

Será realizado essa semana, amanhã (05) e sexta-feira, o Congresso Internacional de Direito Tributário.
Rio exige ICMS de refino de sal
Nov 11, 2014

Rio exige ICMS de refino de sal

O governo do Estado do Rio de Janeiro editou decreto que obriga as indústrias de refino de sal a refazer a escrituração fiscal relativa ao ICMS dos últimos cinco anos.
Conceito de insumo
Jun 01, 2015

Conceito de insumo

O conceito de insumo para efeito de compensação dos créditos de ICMS, IPI, Cofins e PIS continua gerando grande número de processos judiciais e de polêmica nos tribunais.
ICMS Turístico
Nov 29, 2014

ICMS Turístico

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, divulgou, nesta quinta-feira (20/11), listagem provisória referente aos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS Turístico em 2015.
Desoneração no protetor solar
Set 29, 2014

Desoneração no protetor solar

Senado pode desonerar protetor solar das alíquotas de Pis/Pasep e Cofins. O objetivo é reduzir o preço do produto.
Congresso 2015 pauta reunião
Mai 20, 2015

Congresso 2015 pauta reunião

Nesta quarta-feira (20), a diretoria da Associação Brasileira de Direito Tributário esteve reunida com os organizadores do Congresso 2015 para alinhamento de algumas questões deste importante evento jurídico.