Notícias

Jan 23, 2015

Subvenções para Investimento

As subvenções para investimento, inclusive mediante isenção ou redução de impostos, concedidas como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos e as doações feitas pelo poder público, reconhecidas no resultado com observância das normas contábeis, não serão computadas na determinação do lucro real, desde que sejam registradas na reserva de lucros a que se refere o art. 195-A da Lei 6.404/1976.

As doações e subvenções serão tributadas caso seja dada destinação diversa à prevista como condição de isenção, inclusive nas hipóteses de:

I – capitalização do valor e posterior restituição de capital aos sócios ou ao titular, mediante redução do capital social, hipótese em que a base para a incidência será o valor restituído, limitado ao valor total das exclusões decorrentes de doações ou subvenções governamentais para investimentos;

II – restituição de capital aos sócios ou ao titular, mediante redução do capital social, nos 5 (cinco) anos anteriores à data da doação ou da subvenção, com posterior capitalização do valor da doação ou da subvenção, hipótese em que a base para a incidência será o valor restituído, limitada ao valor total das exclusões decorrentes de doações ou de subvenções governamentais para investimentos; ou

III – integração à base de cálculo dos dividendos obrigatórios.

A Solução de Consulta COSIT 336/2014 manifestou entendimento que é inadmissível excluir da apuração do lucro real a subvenção recebida do Poder Público, em função de benefício fiscal de ICMS, quando os recursos puderem ser livremente movimentados pelo beneficiário, isto é, quando não houver obrigatoriedade de aplicação dos recursos na aquisição de bens ou direitos necessários à implantação ou expansão de empreendimento econômico (não é suficiente a realização dos propósitos almejados com a subvenção), inexistindo sincronia e vinculação entre a percepção da vantagem e a aplicação dos recursos.

A tributação, neste caso, também ocorrerá para fins da CSLL, PIS e COFINS.

Fonte: Valor Tributário


Veja também:
Novidades no XX Congresso
Ago 17, 2016

Novidades no XX Congresso

O XX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt acontecerá de 14 a 16 de setembro, em Belo Horizonte e terá várias novidades para os participantes. Saiba mais!
Retrospectiva Tributária 2016
Nov 18, 2016

Retrospectiva Tributária 2016

ABRADT realiza "Seminário Retrospectivas Tributárias 2016" no dia 7 de dezembro, das 9h30 às 18h, no auditório do Ibmec Minas Gerais e realiza sorteio de duas inscrições para o evento no Instagram. Saiba mais!
Edital para apresentação de teses
Mai 07, 2015

Edital para apresentação de teses

A ABRADT torna público à comunidade acadêmica e profissional e a todos os interessados na participação no XIX Congresso de Direito Tributário o edital para Apresentação de Teses. Prepare-se desde já!
Prêmio Sacha Calmon 2015
Ago 27, 2015

Prêmio Sacha Calmon 2015

Terminou na segunda-feira (24) as inscrições para o Concurso de Apresentação de Teses promovido ABRADT durante o Congresso Internacional de Direito Tributário. 11 teses concorrem ao Prêmio Sacha Calmon neste ano.
Contribuição Social
Dez 24, 2014

Contribuição Social

Projeto de Lei 7.082/2010, que reduz a contribuição social do empregador e do empregado doméstico ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi vetado nessa terça-feira pela presidente Dilma Rousseff (PT).
ABRADT Jovem realiza evento
Abr 17, 2015

ABRADT Jovem realiza evento

Cerca de 50 pessoas aproveitaram a oportunidade e participaram do curso promovido pela ABRADT Jovem sobre Imposto de Renda da Pessoa Física. O prazo para os contribuintes apresentarem a declaração termina no dia 30 de abril.