Notícias

Jan 23, 2015

Subvenções para Investimento

As subvenções para investimento, inclusive mediante isenção ou redução de impostos, concedidas como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos e as doações feitas pelo poder público, reconhecidas no resultado com observância das normas contábeis, não serão computadas na determinação do lucro real, desde que sejam registradas na reserva de lucros a que se refere o art. 195-A da Lei 6.404/1976.

As doações e subvenções serão tributadas caso seja dada destinação diversa à prevista como condição de isenção, inclusive nas hipóteses de:

I – capitalização do valor e posterior restituição de capital aos sócios ou ao titular, mediante redução do capital social, hipótese em que a base para a incidência será o valor restituído, limitado ao valor total das exclusões decorrentes de doações ou subvenções governamentais para investimentos;

II – restituição de capital aos sócios ou ao titular, mediante redução do capital social, nos 5 (cinco) anos anteriores à data da doação ou da subvenção, com posterior capitalização do valor da doação ou da subvenção, hipótese em que a base para a incidência será o valor restituído, limitada ao valor total das exclusões decorrentes de doações ou de subvenções governamentais para investimentos; ou

III – integração à base de cálculo dos dividendos obrigatórios.

A Solução de Consulta COSIT 336/2014 manifestou entendimento que é inadmissível excluir da apuração do lucro real a subvenção recebida do Poder Público, em função de benefício fiscal de ICMS, quando os recursos puderem ser livremente movimentados pelo beneficiário, isto é, quando não houver obrigatoriedade de aplicação dos recursos na aquisição de bens ou direitos necessários à implantação ou expansão de empreendimento econômico (não é suficiente a realização dos propósitos almejados com a subvenção), inexistindo sincronia e vinculação entre a percepção da vantagem e a aplicação dos recursos.

A tributação, neste caso, também ocorrerá para fins da CSLL, PIS e COFINS.

Fonte: Valor Tributário


Veja também:
ABRADT no Instagram
Out 31, 2016

ABRADT no Instagram

Com 20 anos de história, mudar e se atualizar é necessário para se manter na vanguarda, por isso convidamos a todos a nos seguir no Instagram: @abradtbrasil
Planos de Saúde
Dez 04, 2014

Planos de Saúde

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 foram editadas 320.343 normas tributárias, cerca de 46 novas legislações a cada dia útil dos últimos 26 anos.
Sacha Calmon lança mais dois livros
Nov 08, 2016

Sacha Calmon lança mais dois livros

O presidente honorário da ABRADT, professor Sacha Calmon, lançará dois livros na noite do dia 30 de novembro, às 19h30, sendo uma obra jurídica e outra sobre sociologia das religiões. Saiba mais!
Clipping Tributário | 17 a 21/10
Out 27, 2016

Clipping Tributário | 17 a 21/10

Confira as principais notícias relacionadas ao Direito Tributário no país que foram divulgadas em nossas redes sociais.
Reflexos da alta do IOF
Jan 21, 2015

Reflexos da alta do IOF

Dentre as medidas de aumento de impostos anunciadas pelo governo nesta semana, a elevação do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) é a que afeta o bolso dos contribuintes de forma mais direta. Veja como!
Congresso homenageia Misabel Derzi
Jul 14, 2016

Congresso homenageia Misabel Derzi

O XX Congresso Internacional de Direito Tributário tem como homenageada a professora Misabel Derzi, presidente honorária da ABRADT. Saiba mais sobre o evento.