Notícias

Nov 27, 2014

Teses do STJ

 

STJ

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de lançar uma coletânea de acórdãos relacionados ao Código Tributário Nacional (CTN) para facilitar a visualização do entendimento da corte sobre os aspectos controvertidos da legislação – interpretação que se dá a partir do julgamento de casos concretos.

O serviço Legislação Aplicada, oferecido pela Secretaria de Jurisprudência do STJ e disponibilizado no site do tribunal, pode ser acessado a partir do link Jurisprudência no menu à esquerda da página inicial.

O segmento do CTN abordado na nova pesquisa vai do artigo 96 ao 112. Uma das teses apresentadas nesse trecho diz respeito à incidência ou não do ICMS nas situações em que o proprietário interessado na venda do veículo deixa-o em consignação numa agência de usados.

No REsp 1.321.681, de relatoria do ministro Benedito Gonçalves, julgado em 2013, a Primeira Turma do STJ decidiu que não incide ICMS sobre a operação de consignação para venda.

Outra tese recente, julgada em agosto deste ano, que também está disponível em Legislação Aplicada, trata da incidência de PIS e Cofins sobre valores recebidos por concessionária de veículos, a título de bonificação paga por fabricantes e importadores em razão do número de unidades adquiridas e do desempenho nas vendas.

Nesse julgado, a Segunda Turma, sob relatoria do ministro Og Fernandes, decidiu que as bonificações recebidas pelas concessionárias, provindas dos fabricantes e importadores, estão sujeitas à incidência de PIS e Cofins, pois esse montante, como não está inserido no preço do veículo, não sofreu tributação no início da cadeia produtiva. Desse modo, também a alíquota zero não se aplica às bonificações (REsp 1.446.354).

Fonte: Olhar direito


Veja também:
Lançamento de livro em São Paulo
Out 20, 2015

Lançamento de livro em São Paulo

Será realizada nesta quinta-feira, dia 22, o lançamento do livro O Ágio no Direito Tributário e Societário: Questões Atuais, coordenado por Eduardo maneira e Igor Mauler Santiago, e organizado por Daniel Serra Lima e Fernando Daniel Fonseca.
Universalização do Simples
Nov 24, 2014

Universalização do Simples

A chamada "universalização do Simples Nacional" começa para valer em 2015, e é assim chamado por ter liberado ou permitido que praticamente todas as atividades e serviços possam optar pelo regime
Associe-se à ABRADT
Jan 14, 2015

Associe-se à ABRADT

Para 2015, a ABRADT planeja a realização de inúmeros eventos jurídicos, entre eles, o XIV Congresso. Além disso, a instituição apoia inúmeros eventos, possibilitando condições especiais nas inscrições de seus associados. Junte-se a nós!
5 dicas para um bom networking no Congresso Internacional de Direito Tributário
Ago 24, 2017

5 dicas para um bom networking no Congresso Internacional de Direito Tributário

  Seja no mercado de trabalho ou na área acadêmica, não tem outra: não há local melhor para fazer um bom networking do que um evento especializado. Como já explicamos aqui, a presença de grandes nomes e a reunião de vários estudiosos e profissionais interessados em um determinado tema que faz dos congressos, feiras e […]
Parcerias ABRADT
Out 31, 2016

Parcerias ABRADT

A novidade é o estabelecimento de quatro novos convênios que nos permitirão aumentar ainda mais as vantagens de ser associado ABRADT ou ABRADT Jovem. Confira!
Especialização com desconto
Fev 27, 2015

Especialização com desconto

Associados da ABRADT e ABRADT Jovem têm 5% de desconto no Curso de Especialização em Direito Tributário da Milton Campos.