Notícias

Nov 27, 2014

Teses do STJ

 

STJ

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de lançar uma coletânea de acórdãos relacionados ao Código Tributário Nacional (CTN) para facilitar a visualização do entendimento da corte sobre os aspectos controvertidos da legislação – interpretação que se dá a partir do julgamento de casos concretos.

O serviço Legislação Aplicada, oferecido pela Secretaria de Jurisprudência do STJ e disponibilizado no site do tribunal, pode ser acessado a partir do link Jurisprudência no menu à esquerda da página inicial.

O segmento do CTN abordado na nova pesquisa vai do artigo 96 ao 112. Uma das teses apresentadas nesse trecho diz respeito à incidência ou não do ICMS nas situações em que o proprietário interessado na venda do veículo deixa-o em consignação numa agência de usados.

No REsp 1.321.681, de relatoria do ministro Benedito Gonçalves, julgado em 2013, a Primeira Turma do STJ decidiu que não incide ICMS sobre a operação de consignação para venda.

Outra tese recente, julgada em agosto deste ano, que também está disponível em Legislação Aplicada, trata da incidência de PIS e Cofins sobre valores recebidos por concessionária de veículos, a título de bonificação paga por fabricantes e importadores em razão do número de unidades adquiridas e do desempenho nas vendas.

Nesse julgado, a Segunda Turma, sob relatoria do ministro Og Fernandes, decidiu que as bonificações recebidas pelas concessionárias, provindas dos fabricantes e importadores, estão sujeitas à incidência de PIS e Cofins, pois esse montante, como não está inserido no preço do veículo, não sofreu tributação no início da cadeia produtiva. Desse modo, também a alíquota zero não se aplica às bonificações (REsp 1.446.354).

Fonte: Olhar direito


Veja também:
Lançamento de livro em São Paulo
Out 20, 2015

Lançamento de livro em São Paulo

Será realizada nesta quinta-feira, dia 22, o lançamento do livro O Ágio no Direito Tributário e Societário: Questões Atuais, coordenado por Eduardo maneira e Igor Mauler Santiago, e organizado por Daniel Serra Lima e Fernando Daniel Fonseca.
Congresso Abradt discute o futuro do sistema tributário brasileiro
Out 08, 2018

Congresso Abradt discute o futuro do sistema tributário brasileiro

O foco dos três dias de debates foi a necessidade de adequar o Direito Tributário à nova era mundial, onde despontam novos modelos de produção e rápida evolução tecnológica.
Seminário da ACMinas e ABRADT
Mai 05, 2015

Seminário da ACMinas e ABRADT

Associados das instituições realizadoras têm desconto na inscrição e pagam R$30 reais. Saiba mais e agende-se!
Teses do STJ
Nov 27, 2014

Teses do STJ

O STJ acaba de lançar uma coletânea de acórdãos ligados ao Código Tributário Nacional para facilitar a visualização do entendimento de aspectos controvertidos da legislação
Retorno de impostos
Jun 02, 2015

Retorno de impostos

Segundo o estudo divulgado pelo BPT, o Brasil segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos.
Tributação Unificada
Dez 29, 2014

Tributação Unificada

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou no último dia 10, o projeto de Lei 7020/13, que institui o RTU para a importação de mercadorias, via terrestre, procedentes da Venezuela.