Notícias

Set 09, 2015

XIX Congresso|Temas 2ºdia

O XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt começa suas atividades na quinta-feira (24) com o Grande Tema “Impostos federais”. Constituído por oito taxas, além de contribuições de intervenção e outros tributos, como o FGTS e as demais contribuições previdenciárias, algumas muitas siglas correspondentes aos tributos pagos pelo contribuinte aos órgãos públicos são COFINS, CSLL, IE, ITR, IOF, IR, IPI e PIS.

Parte do rol de Direitos e Garantias Fundamentais, está previsto na Constituição Federal de 1988 que uma forma de assegurar parte dos Direitos Sociais é garantir o subsidio dos direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, os quais compõem a seguridade social. O Grande Tema “Contribuição para a seguridade social” se aterá na discussão para definir qual o papel do tributarista na realização deste objetivo.

Todos os impostos são tributos, mas nem todos os tributos são impostos: é importante que se frise esta diferença básica a fim que se entenda o Grande Tema “Tributos estaduais e municipais” presente no XIX Congresso. Para fechar o segundo dia de palestras, o Grande Tema “Os direitos do contribuinte no processo sancionador” discorre sobre o aparato sancionador tributário como maneira de garantir o cumprimento das leis tributárias, como por exemplo, para cobrança de multa sobre o contribuinte que por algum motivo não cumpra com seu dever legal. Para isto, é claro, a sanção administrativa deve sempre ser precedida de devido processo administrativo.

Encerradas as muitas palestras do Evento, o XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt dedica o terceiro e último dia (25) a desenvolver diversas mesas de debate em torno das “Grandes questões atuais do Direito Tributário”. Na data, uma das palestras, ministrada pelo Ministro Mauro Campbell Marques, será focada nas mudanças do contencioso tributário com o novo Código Civil, cuja vigência espera-se que descomplique o nosso complexo sistema tributário, de forma a possibilitar melhor interação do contribuinte e do fisco com a legislação. Desta forma, o novo código se aproximaria da justiça fiscal, ao prestigiar valores como a agilidade e a segurança jurídica.

Outro assunto a ser tocado, desta vez pelo Ministro João Otávio de Noronha, na quarta palestra do dia se discutirá a relação entre o Direito Privado e o Direito Tributário. Pode-se considerar que ambas as áreas possuem relações estreitas na medida em que a lei tributária se vale dos institutos e conceitos do Direito Civil e do Direito Comercial para definir suas ações.

Despois das palestras, Luiz Cláudio Allemand coordena a mesa de encerramento do evento, a qual é seguida por ações solenes realizadas no final da manhã, que conclui assim o XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt. No site, você confere a programação completa, consegue outra informações sobre o evento e ainda realiza sua inscrição.

Acesse o site do Evento para mais informações: abradt.org.br/congresso2015.

 


Veja também:
Lançamento em breve
Abr 01, 2015

Lançamento em breve

Livro "Consultor Tributário: Estudos Jurídicos" reúne artigos dos especialistas em Direito Tributário Gustavo Brigagão, Heleno Torres, Igor Mauler Santiago e Roberto Duque Estrada. Lançamento dia 14 de abril.
Lançamento de livro em São Paulo
Out 20, 2015

Lançamento de livro em São Paulo

Será realizada nesta quinta-feira, dia 22, o lançamento do livro O Ágio no Direito Tributário e Societário: Questões Atuais, coordenado por Eduardo maneira e Igor Mauler Santiago, e organizado por Daniel Serra Lima e Fernando Daniel Fonseca.
Divergências fiscais
Jan 08, 2015

Divergências fiscais

O Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor e mais visado pela indústria leiteira, o que acarreta divergências fiscais entre os produtores desta e de outras regiões.
XIX Congresso|Temas 1ºdia
Set 09, 2015

XIX Congresso|Temas 1ºdia

O XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt é um grande evento que reúne dezenas de palestras, dividias em três dias completos de programação. Conheça os Grandes Temas do dia 23 de setembro.
Sacha Calmon lança mais dois livros
Nov 08, 2016

Sacha Calmon lança mais dois livros

O presidente honorário da ABRADT, professor Sacha Calmon, lançará dois livros na noite do dia 30 de novembro, às 19h30, sendo uma obra jurídica e outra sobre sociologia das religiões. Saiba mais!
XIX Congresso tem grande público
Set 25, 2015

XIX Congresso tem grande público

Com uma expectativa de 400 congressistas participantes, o XIX Congresso Internacional de Direito Tributario da Abradt teve início às 10h30 da manhã do dia 23, quarta-feira.