Notícias

Out 10, 2017

XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt garante programação diversificada e público satisfeito

 

XXI Congresso Internacional da Abradt garante programação diversificada e público satisfeito

Ele conseguiu mais uma vez: em um tom crescente, a vigésima primeira edição do Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt trouxe três dias de palestras de conteúdo rico, além da realização de lançamentos e competições inovadoras e diversificadas, que encantou e garantiu a satisfação de 900 congressistas presentes.

O tema escolhido para conduzir as discussões do XXI Congresso Internacional da Abradt foi a Moralidade do Estado e do Contribuinte e o homenageado do evento de 2017 foi o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

 

Três dias intensos

Foram, ao todo, 15 painéis divididos entre os três dias de realização do evento – muitos deles, inclusive, realizados simultaneamente. Enquanto as discussões e exposições ocorriam durante a manhã e à tarde, no período da noite os congressistas puderam desfrutar de uma programação diferente e dinâmica, que contou com talk show, com o coquetel de lançamento da Revista Abradt Fórum de Direito Tributário, a RAFDT e com a realização do Tax Moot Court Competition, da Abradt Jovem.

Se você, por algum motivo, não pode estar presente ou deseja rever a fala de algum palestrante, estão sendo disponibilizados no Youtube vídeos com excertos dos painéis realizados no evento. Também estão disponíveis fotos do evento. Não deixe de conferir!.

 

Competições dinamizam programação e motivam tributaristas

Mais uma vez, impressionou-se o alto nível das competições realizadas durante o Congresso Internacional de Direito Tributário. O Prêmio Sacha Calmon selecionou as três submissões ao concurso de teses sob o tema “Moralidade do Estado e do Contribuinte – A Necessária Reconstrução da Relação Tributária”, e seus autores Mauricio Coutinho de Almeida grande vencedor do prêmio, Aluizio Porcaro Rausch e Henrique Ratton Monteiro de Andrade.

O Tax Moot Court Competition também não deixou por menos. Em seu segundo ano de realização, a competição – que segue os moldes do júri simulado – proporcionou momentos memoráveis e rendeu o Prêmio Misabel Derzi a equipe vencedora. O resultado foi o seguinte:

 

1º lugar – KNOSSOS

TUTORIA – André Mendes Moreira

Angélica Carolina Oliveira Duarte, Faculdade de Direito Milton Campos

Hector Andrade Tavares, Faculdade de Direito Milton Campos

Gabriela Coelho Torres, Faculdade de Direito da UFMG

Luis Felipe Calazans de Oliveira, Faculdade de Direito Milton Campos

2º Lugar – CORFU

TUTORIA – Marciano Seabra de Godoy

Marcela de Oliveira Tanure Roque – PUC Minas

Melody Araújo Pinto Furman – PUC Minas

Pedro Arthur da Silva Coelho – PUC Minas

Pedro Henrique Costa Cunha – Faculdade de Direito da UFMG

3º Lugar – CORINTO

TUTORIA: Alice Gontijo Santos Teixeira

Carolina Fonseca Chalhoub – Faculdade de Direito da UFMG

Julia Vieira Carbonaro Rodrigues – Faculdade de Direito da UFMG

Vitória Resende Vilas Boas – PUC Minas

Mariana Matos Oliveira Sana Morais – Faculdade de Direito da UFMG

 

É sempre uma enorme satisfação finalizar um evento tão importante para a Abradt, com um apanhado tão positivo quanto este. Agradecemos a todos os palestrantes e congressistas, e já avisamos: em 2018 será ainda melhor! Nos vemos lá!

Para quem esteve presente, já é possível retirar seu certificado aqui.


Veja também:
ABRADT Jovem promove curso
Abr 09, 2015

ABRADT Jovem promove curso

A ABRADT Jovem realiza na próxima quinta-feira (16) o curso “Imposto de Renda da Pessoa Física". O evento acontecerá nas Faculdades Milton Campos, das 19h às 22h30, em Belo Horizonte. Participe!
Previsão de alta do IPCA
Fev 02, 2015

Previsão de alta do IPCA

A mediana das estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 6,99% para 7,01%. Se realizada, será a primeira vez que a inflação supera 7% em um ano fechado desde 2004, quando subiu 7,60%.
Fusão do PIS e COFINS
Nov 13, 2014

Fusão do PIS e COFINS

O Ministério da Fazenda diz ter concluído um estudo sobre a unificação do PIS e da Cofins. O projeto de fusão de dois dos principais tributos federais pode ser enviado ainda este ano ao Congresso.
Prescrição do FGTS
Nov 17, 2014

Prescrição do FGTS

O Plenário do STF modificou de 30 anos para cinco anos o prazo de prescrição aplicável à cobrança de valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Tema do Congresso: Tributação 2
Set 14, 2014

Tema do Congresso: Tributação 2

Tributação, finanças públicas e desigualdades regionais no Brasil é um dos temas que será debatido durante o XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.
Consolidação de PIS/Cofins
Jan 27, 2015

Consolidação de PIS/Cofins

Receita Federal criou uma instrução normativa sobre incidência do PIS e Cofins específica para instituições financeiras e previdenciárias.