Impostos

Impostos

impostos
 
Fique atento aos tributos pagos neste início do ano
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto brasileiro pago por pessoas físicas e jurídicas que possuem uma propriedade urbana, ou seja, uma casa, apartamento ou sala comercial. O objetivo principal do tributo é obter recursos financeiros para o governo. Além disso, o IPTU é uma forma de controlar o preço dos imóveis e o mau uso das propriedades. Isso porque quando o local não é usado de forma correta, o governo pode aumentar o imposto, incentivando que os atuais donos vendam o imóvel.
Em alguns estados brasileiros, principalmente os menores, o IPTU é a principal origem de verbas do governo municipal. A base de cálculo do imposto é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele. A alíquota é estabelecida pelo legislador municipal, por isso pode variar de cidade para cidade.
Já o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é de ordem estadual e arrecada dinheiro sobre os automóveis. Somente os estados e o Distrito Federal tem competência sobre o tributo. 50% do valor arrecadado é destinado ao estado de origem do veículo e a outra parte segue para o estado onde o carro circula.
A alíquota do IPVA também é variável e estabelecida pelos governos estaduais. É cobrado anualmente, e embora muitas pessoas não acreditem, não tem nenhuma aplicação em manutenção de estradas ou ruas.
 
Dica
Os dois tributos são anuais e podem ser pagos à vista ou parcelados. Para pagamentos parcelados, alguns governos cobram juros. Já com o pagamento à vista, os consumidores podem conseguir um bom desconto. Como os dois tributos são pagos, de forma geral, no início do ano, o conselho dos economistas e tributaristas é que as pessoas economizem o décimo terceiro para essas e outras contas. Ficar livre dessas dívidas nos primeiros meses é o mais recomendado.
 

Deixe um comentário

Rolar para cima