Notícias

Nov 13, 2018

I Seminário de Direito Aduaneiro discute o Acordo de Facilitação Comercial

Com o objetivo de debater as medidas do Acordo de Facilitação Comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC) e suas repercussões no Comércio Exterior brasileiro na perspectiva da Aduana brasileira, dos operadores de comércio exterior e da academia, a Pós-graduação do IEC PUC Minas convida para o I Seminário de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. O evento, que acontece no dia 22 de novembro no Auditório Liberdade – Prédio 1 – Térreo (Rua Sergipe, 790 – Funcionários ou entrada pela Av. Brasil, 2,023) das 19h20 às 21h, é gratuito e aberto aos interessados. O evento conta com o apoio da ABEAD, Intelecto Editora, Alfândega de Belo Horizonte, IMDT, IMETPrev, Codaca,OAB – Comissão de Direito Aduaneiro, Sindicato Despachante, ABRADT e ABRADT Jovem. 

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/zPpwM3.

O tema central é o Acordo de Facilitação Comercial, que será debatido sob distintas perspectivas por profissionais e pensadores experientes na área. Bruno Carvalho Nepomuceno, mestre em Finanças Públicas (National Institute for Policy Studies Tokyo), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Alfândega de Belo Horizonte abre o evento para tratar do acordo de facilitação comercial na visão da aduana brasileira. Em seguida, o advogado Fernando Pieri Leonard, mestre em Direito Tributário (UFMG), vice-presidente da ABEAD, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB-MG e membro da Academia Internacional de Direito Aduaneiro, coloca em pauta o tema na visão dos operadores de comércio exterior. A terceira fala fica a cargo do professor de Direito Tributário e Aduaneiro do IEC PUC Minas, Rodrigo Mineiro Fernandes, que é mestre em Direito Público (PUC Minas), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e conselheiro do CARF. Ele vai tratar do assunto sob a ótica da academia. O evento conta, ainda, com lançamento de livro ao final das palestras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: prof.rodrigomineiro@gmail.com.


Veja também:
Lucros auferidos
Dez 13, 2014

Lucros auferidos

O tema da tributação dos lucros auferidos no exterior não é novo. Ainda que o conceito da disponibilização "automática", ao fim de cada ano, da renda auferida no exterior por residentes brasileiros e sua tributação no país tenha sido introduzido apenas em 2001.
Novos vídeos disponíveis
Fev 23, 2015

Novos vídeos disponíveis

Agora você já pode assistir à integra das palestras de algumas palestras do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário da ABRADT. Novos vídeos serão disponibilizados em breve!
Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier
Set 26, 2016

Tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier

O diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) e diretor científico do XX Congresso Internacional de Direito Tributário, Igor Mauler Santiago, fez um belo tributo a Alcides Jorge e Alberto Xavier durante a cerimônia de abertura do evento. Confira na íntegra!
XIX Congresso|Teses finalistas
Set 14, 2015

XIX Congresso|Teses finalistas

Foram divulgados esta última sexta-feira, 11, os três finalistas do Concurso de Apresentação de Teses do XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt.
Eduardo Maneira na revista INOVA
Fev 17, 2016

Eduardo Maneira na revista INOVA

O tributarista e diretor da Abradt Eduardo Maneira escreveu para a revista INOVA, publicação da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, artigo sobre o papel de Minas Gerais no debate tributário nacional.
Desoneração no protetor solar
Set 29, 2014

Desoneração no protetor solar

Senado pode desonerar protetor solar das alíquotas de Pis/Pasep e Cofins. O objetivo é reduzir o preço do produto.