Notícias

Nov 13, 2018

I Seminário de Direito Aduaneiro discute o Acordo de Facilitação Comercial

Com o objetivo de debater as medidas do Acordo de Facilitação Comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC) e suas repercussões no Comércio Exterior brasileiro na perspectiva da Aduana brasileira, dos operadores de comércio exterior e da academia, a Pós-graduação do IEC PUC Minas convida para o I Seminário de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. O evento, que acontece no dia 22 de novembro no Auditório Liberdade – Prédio 1 – Térreo (Rua Sergipe, 790 – Funcionários ou entrada pela Av. Brasil, 2,023) das 19h20 às 21h, é gratuito e aberto aos interessados. O evento conta com o apoio da ABEAD, Intelecto Editora, Alfândega de Belo Horizonte, IMDT, IMETPrev, Codaca,OAB – Comissão de Direito Aduaneiro, Sindicato Despachante, ABRADT e ABRADT Jovem. 

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/zPpwM3.

O tema central é o Acordo de Facilitação Comercial, que será debatido sob distintas perspectivas por profissionais e pensadores experientes na área. Bruno Carvalho Nepomuceno, mestre em Finanças Públicas (National Institute for Policy Studies Tokyo), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Alfândega de Belo Horizonte abre o evento para tratar do acordo de facilitação comercial na visão da aduana brasileira. Em seguida, o advogado Fernando Pieri Leonard, mestre em Direito Tributário (UFMG), vice-presidente da ABEAD, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB-MG e membro da Academia Internacional de Direito Aduaneiro, coloca em pauta o tema na visão dos operadores de comércio exterior. A terceira fala fica a cargo do professor de Direito Tributário e Aduaneiro do IEC PUC Minas, Rodrigo Mineiro Fernandes, que é mestre em Direito Público (PUC Minas), auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e conselheiro do CARF. Ele vai tratar do assunto sob a ótica da academia. O evento conta, ainda, com lançamento de livro ao final das palestras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: prof.rodrigomineiro@gmail.com.


Veja também:
Crime tributário
Jan 12, 2015

Crime tributário

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve execução de dívida contra o ex-proprietário de um posto de combustíveis em Florianópolis, que foi absolvido em processo criminal paralelo de crime contra a ordem econômica.
Como se programar para aproveitar o Congresso Internacional de Direito Tributário
Ago 31, 2017

Como se programar para aproveitar o Congresso Internacional de Direito Tributário

    Se você está ligado nas movimentações para a realização do XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, sabe que a programação já foi divulgada, pode verificar aqui. Sabemos o potencial de um congresso desse porte tem para transmissão de conteúdo e troca de ideias entre os profissionais e pesquisadores do direito tributário, […]
Palestras sobre Direito Aduaneiro
Jun 03, 2015

Palestras sobre Direito Aduaneiro

O evento realizado pela ABRADT Jovem é gratuito para associados e graduandos. O valor da inscrição para os demais interessados de é R$30 reais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por e-mail: jovem@abradt.org.br.
Carta ABRADT GO
Mar 20, 2015

Carta ABRADT GO

A ABRADT GO realizou , no dia 27 de fevereiro, um "Café Temático sobre Reforma Tributária". Uma carta com quatro pontos fundamentais foi extraída do evento. Confira!
Pesquisa em Finanças Públicas
Abr 28, 2016

Pesquisa em Finanças Públicas

Já estão abertas, até o dia 15 de maio, as inscrições para a chamada pública da nova edição do Programa de Pesquisa em Finanças Públicas (PPFP) da Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda.
Liberação de veículo
Jan 11, 2015

Liberação de veículo

A 6ª Turma do TRF da 1ª Região determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que procedesse à liberação de um veículo apreendido, independentemente do pagamento de despesas.