Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?

 
Por que a publicação científica é tão importante para o fomento da pesquisa?
As tecnologias se renovam, teorias são desenvolvidas, antigas leis e práticas se tornam obsoletas e são substituídas por novas ideias. E tudo isso se constrói a partir dela: da ciência. A pesquisa é o coração do desenvolvimento da humanidade e temos o privilégio de ter tantas mentes brilhantes trabalhando a favor de uma sociedade moderna, justa e evoluída.
Ao contrário do que muitos pensam, o pesquisador não é um gênio solitário, escondido em uma biblioteca escura. Eles estão dentro das universidades, eles estão no mercado de trabalho, em grupos de estudo, em congressos, eventos e feiras. Mas tem um lugar, um lugar em especial, que todos eles precisam estar: em publicações científicas.
Mas por que as publicações têm uma importância tão grande para a pesquisa?
Porque ela é importante para a ciência
Para começo de conversa, as publicações têm um papel central na transmissão do conhecimento, tanto à comunidade científica quanto à sociedade, em geral. As revistas especializadas tem um papel importante não apenas na divulgação da ciência, conferindo maior acessibilidade à descobertas, como no fomento da produção de conhecimento, do desenvolvimento de novas técnicas e métodos de análise: tudo a partir da leitura de artigos e teses publicadas nesses veículos.
Por que é importante para o pesquisador
Não importa seu campo de pesquisa. De psicologia à engenharia, do direito tributário à física quântica: seus achados só se tornam reais quando publicados. Não adianta dedicar-se anos a uma tese, a uma ideia, a um artigo e não compartilhá-lo com a comunidade científica, abrindo-o à discussão e disponibilizando-o a ser um material de consulta.
Além disso, a publicação é importante para a imagem acadêmica e científica do pesquisador. O reconhecimento dentro da comunidade, a divulgação de seu nome e seu trabalho… tudo isso faz parte da construção de sua reputação. Por fim, publicar é importante, também, já que conta como critério para entrada em pós-graduações e outros processos seletivos.
Publicação deve ser criteriosa
Já vimos que publicar é essencial, mas é muito importante, também, optar pela inclusão de sua pesquisa em publicações científicas sérias, que primem pelo rigor editorial. Além de assegurar maior alcance nacional e internacional, elas conferem mais credibilidade ao artigo e referencial ao pesquisador.
Quando a Abradt e a Editora Fórum deram início ao planejamento da primeira edição da Revista Abradt/Fórum de Direito Tributário (RAFDT), um objetivo era claro: fazer deste um canal sério e comprometido com a divulgação científica de pesquisas relacionadas ao direito tributário. Os artigos submetidos são analisados criteriosamente por pareceristas ad hoc, em avaliações duplo-cegas, garantindo o rigor do Sistema Qualis, da CAPES.
A segunda edição da RAFDT sai ainda em 2017. Fique ligado nos chamamentos públicos para submissão de artigos para as próximas edições no aqui site da Abradt!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima