Como se comportar em eventos científicos e profissionais

Como se comportar em eventos científicos e profissionais

 
Como se comportar em eventos científicos e profissionais
Estar entre os maiores nomes e especialistas de sua área é uma excelente oportunidade para fazer bons contatos e absorver conhecimentos preciosos – mas não é garantia de sucesso. Para assegurar um bom aproveitamento social e acadêmico de eventos como congressos, feiras e convenções é preciso investir atenção e cuidado a um aspecto muito importante: a etiqueta.
Seguir certas normas de comportamento – que, prometemos, são perfeitamente razoáveis – e ter cuidado com sua aparência são preceitos básicos, considerando que a seriedade e comprometimento com o qual você se apresenta são um verdadeiro “cartão de visita” para profissional que você é. Do visual à abordagem no networking, veja algumas dicas importantes para não cometer nenhuma gafe no XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt.
 
Planeje sua roupa
Começando pela aparência, seu visual deve denotar profissionalismo. Para estar vestido de maneira condizente à ocasião, é de bom tom apostar em roupas sociais. Camisa e terno, com a gravata opcional, cabelos e barbas aparados e arrumados. Para as mulheres, espera-se igual seriedade. Boas sugestões são a calça social com camisa de alfaiataria e blazer, e para quem gosta de saias e vestidos, apostar em modelos mais compridos, a partir do joelho.
 
Não converse durante as palestras
Em hipótese alguma! Estabelecer conversas paralelas enquanto a exposição transcorre incomoda os colegas e desconcentra o palestrante, além de ser extremamente desrespeitoso – ainda que seu assunto seja o que está sendo tratado na palestra. Deixe o papo para o coffee break.
 
Desligue suas telas
Ainda que nossa vida esteja cada vez mais conectada, o celular, tablet ou laptop não tem lugar durante as palestras. O brilho da tela incomoda e muito, e ficar ligado em qualquer outra coisa que não seja o palestrante demonstra pouca seriedade e comprometimento.
 
Tenha bom senso nas abordagens
Essa dica é para o momento de networking: tenha cuidado nas abordagens. Não interrompa conversas para se apresentar – é inconveniente e não vai causar a boa impressão que você precisa. E, quando tiver a atenção da pessoa, seja objetivo e não tome demais o tempo dela no contato.
 
Conforme prometemos, aí está: não há mistério nenhum para se portar bem em um evento científico e profissional, como o XXI Congresso Internacional da Abradt. Para quem está se preparando, esperamos que este tenha sido um post útil! Nos vemos em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro!

Deixe um comentário

Rolar para cima