Notícias

Set 12, 2017

Como se comportar em eventos científicos e profissionais

 

Como se comportar em eventos científicos e profissionais

Estar entre os maiores nomes e especialistas de sua área é uma excelente oportunidade para fazer bons contatos e absorver conhecimentos preciosos – mas não é garantia de sucesso. Para assegurar um bom aproveitamento social e acadêmico de eventos como congressos, feiras e convenções é preciso investir atenção e cuidado a um aspecto muito importante: a etiqueta.

Seguir certas normas de comportamento – que, prometemos, são perfeitamente razoáveis – e ter cuidado com sua aparência são preceitos básicos, considerando que a seriedade e comprometimento com o qual você se apresenta são um verdadeiro “cartão de visita” para profissional que você é. Do visual à abordagem no networking, veja algumas dicas importantes para não cometer nenhuma gafe no XXI Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt.

 

Planeje sua roupa

Começando pela aparência, seu visual deve denotar profissionalismo. Para estar vestido de maneira condizente à ocasião, é de bom tom apostar em roupas sociais. Camisa e terno, com a gravata opcional, cabelos e barbas aparados e arrumados. Para as mulheres, espera-se igual seriedade. Boas sugestões são a calça social com camisa de alfaiataria e blazer, e para quem gosta de saias e vestidos, apostar em modelos mais compridos, a partir do joelho.

 

Não converse durante as palestras

Em hipótese alguma! Estabelecer conversas paralelas enquanto a exposição transcorre incomoda os colegas e desconcentra o palestrante, além de ser extremamente desrespeitoso – ainda que seu assunto seja o que está sendo tratado na palestra. Deixe o papo para o coffee break.

 

Desligue suas telas

Ainda que nossa vida esteja cada vez mais conectada, o celular, tablet ou laptop não tem lugar durante as palestras. O brilho da tela incomoda e muito, e ficar ligado em qualquer outra coisa que não seja o palestrante demonstra pouca seriedade e comprometimento.

 

Tenha bom senso nas abordagens

Essa dica é para o momento de networking: tenha cuidado nas abordagens. Não interrompa conversas para se apresentar – é inconveniente e não vai causar a boa impressão que você precisa. E, quando tiver a atenção da pessoa, seja objetivo e não tome demais o tempo dela no contato.

 

Conforme prometemos, aí está: não há mistério nenhum para se portar bem em um evento científico e profissional, como o XXI Congresso Internacional da Abradt. Para quem está se preparando, esperamos que este tenha sido um post útil! Nos vemos em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro!


Veja também:
Grupos Prêmio Misabel Derzi
Ago 17, 2016

Grupos Prêmio Misabel Derzi

As inscrições para o Prêmio Misabel Derzi encerraram na última sexta-feira, 12/08. Conheça os grupos que participarão do julgamento simulado do caso “Inclusão do ICMS na Base de Cálculo do PIS/COFINS”.
ABRADT realiza sorteio em fanpage
Abr 20, 2015

ABRADT realiza sorteio em fanpage

ABRADT vai sortear na sexta-feira (24) cinco vagas para o "Comitê de Direito Tributário da ANCHAM | O ICMS e os desafios para o desenvolvimento", que será realizado no dia 28 de abril, em Belo Horizonte. Participe!
Especialização com desconto
Fev 27, 2015

Especialização com desconto

Associados da ABRADT e ABRADT Jovem têm 5% de desconto no Curso de Especialização em Direito Tributário da Milton Campos.
Seminário lota auditório
Mai 21, 2015

Seminário lota auditório

Seminário realizado pela ABRADT e ACMinas lota auditório em Belo Horizonte. As palestras foram proferidas pelos advogados tributaristas e professores Sacha Calmon e Gustavo Brigagão.
E se a tabela de IR fosse corrigida?
Abr 22, 2015

E se a tabela de IR fosse corrigida?

Estudo da PUC-RS e do Sescon-RS mostra que metade dos assalariados do País simplesmente deixaria de pagar IR sobre os rendimentos do trabalho formal se a defasagem histórica fosse corrigida.
Igor Mauler sobre taxação da Netflix
Jul 25, 2016

Igor Mauler sobre taxação da Netflix

O diretor da ABRADT, Igor Mauler Santiago, comentou sobre a taxação da Netflix em matéria d' O Jornal Gazeta do Povo (PR).