Notícias

Nov 04, 2014

Contribuição sobre Hora de Repouso

A hora de repouso e alimentação integra o conceito de remuneração, sendo legal, portanto, a incidência de contribuição previdenciária. Esse foi o entendimento adotado pela 7ª Turma do TRF da 1ª Região para negar provimento à apelação de uma empresa que objetivava afastar a exigibilidade da contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de intervalo intrajornada. No recurso, a empresa apelante defende a não incidência da contribuição previdenciária sobre as parcelas atinentes ao intervalo intrajornada em razão de sua natureza indenizatória. Dessa forma, requer, a demandante, a compensação dos valores recolhidos indevidamente atualizados pela taxa Selic, observada a prescrição decenal. Ao analisar a questão, o Colegiado rejeitou as alegações trazidas pela recorrente. Com relação à prescrição decenal, a Corte ressaltou que o Supremo Tribunal Federal (STF), em recente julgamento, reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 4º, segunda parte, da LC 118/2005, decidindo pela aplicação da prescrição quinquenal à repetição de indébito nas ações ajuizadas a partir de 9 de junho de 2005, que é o caso em apreço. Sobre o argumento de que o intervalo intrajornada teria natureza indenizatória, a Turma ponderou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o TRF1 têm adotado o entendimento de que é legítima a incidência da contribuição previdenciária sobre a verba denominada hora repouso alimentação. “A Hora Repouso Alimentação (HRA) é, portanto, retribuição pelo trabalho ou pelo tempo à disposição da empresa e se submete à contribuição previdenciária”, diz a decisão. O relator do recurso foi o desembargador federal Reynaldo Fonseca. Processo n.º 0033201-26.2011.4.01.3300 Data do julgamento: 14/10/2014 Publicação no diário oficial (e-dJF1): 27/10/2014 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


Veja também:
Como se comportar em eventos científicos e profissionais
Set 12, 2017

Como se comportar em eventos científicos e profissionais

  Estar entre os maiores nomes e especialistas de sua área é uma excelente oportunidade para fazer bons contatos e absorver conhecimentos preciosos – mas não é garantia de sucesso. Para assegurar um bom aproveitamento social e acadêmico de eventos como congressos, feiras e convenções é preciso investir atenção e cuidado a um aspecto muito […]
Prêmio Tributarista de Destaque
Jul 05, 2016

Prêmio Tributarista de Destaque

Os tributaristas Igor Mauler Santiago e Heleno Taveira Torres, diretores da ABRADT, concorrem ao prêmio da APET como “Tributarista de Destaque de 2015 e 2016”. Participe da votação!
Primeiro dia de Congresso
Nov 05, 2014

Primeiro dia de Congresso

Confira tudo que aconteceu no dia 5 de novembro, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte, durante o primeiro dia do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.
Homenagem ao Dr.José L. de Gouvêia Rios
Abr 11, 2017

Homenagem ao Dr.José L. de Gouvêia Rios

ABRADT e a Comissão de Direito Tributário da OAB/MG realizam, nos dias 04 e 05 de maio, no auditório da Seccional Mineira da Ordem, em Belo Horizonte, o 3º Congresso da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG. Confira a programação completa e inscreva-se!
Palestras online
Mar 31, 2015

Palestras online

Bom conteúdo online agrada a todos. Por isso, a ABRADT disponibiliza os vídeos das palestras apresentados durante seus principais eventos, como o último Congresso Internacional de Direito Tributário.
Artigo | Bônus por multas tributárias
Jan 30, 2017

Artigo | Bônus por multas tributárias

O Jornal Valor Econômico publicou nesta segunda-feira (30) artigo do diretor científico da ABRADT Igor Mauler Santiago, intitulado “Bônus por multas tributárias”, confira-o na íntegra.