Notícias

Nov 04, 2014

Contribuição sobre Hora de Repouso

A hora de repouso e alimentação integra o conceito de remuneração, sendo legal, portanto, a incidência de contribuição previdenciária. Esse foi o entendimento adotado pela 7ª Turma do TRF da 1ª Região para negar provimento à apelação de uma empresa que objetivava afastar a exigibilidade da contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de intervalo intrajornada. No recurso, a empresa apelante defende a não incidência da contribuição previdenciária sobre as parcelas atinentes ao intervalo intrajornada em razão de sua natureza indenizatória. Dessa forma, requer, a demandante, a compensação dos valores recolhidos indevidamente atualizados pela taxa Selic, observada a prescrição decenal. Ao analisar a questão, o Colegiado rejeitou as alegações trazidas pela recorrente. Com relação à prescrição decenal, a Corte ressaltou que o Supremo Tribunal Federal (STF), em recente julgamento, reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 4º, segunda parte, da LC 118/2005, decidindo pela aplicação da prescrição quinquenal à repetição de indébito nas ações ajuizadas a partir de 9 de junho de 2005, que é o caso em apreço. Sobre o argumento de que o intervalo intrajornada teria natureza indenizatória, a Turma ponderou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o TRF1 têm adotado o entendimento de que é legítima a incidência da contribuição previdenciária sobre a verba denominada hora repouso alimentação. “A Hora Repouso Alimentação (HRA) é, portanto, retribuição pelo trabalho ou pelo tempo à disposição da empresa e se submete à contribuição previdenciária”, diz a decisão. O relator do recurso foi o desembargador federal Reynaldo Fonseca. Processo n.º 0033201-26.2011.4.01.3300 Data do julgamento: 14/10/2014 Publicação no diário oficial (e-dJF1): 27/10/2014 Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


Veja também:
Sacha Calmon critica ajuste fiscal
Abr 14, 2015

Sacha Calmon critica ajuste fiscal

O Site G1, do Portal Globo.com, publicou nesta terça-feira (14) matéria sobre as críticas feitas pelo professor Sacha Calmon ao ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal, feitas durante sua palestra na Conferência da OAB/MG em Montes Claros. Confira.
XIX Congresso|Temas 1ºdia
Set 09, 2015

XIX Congresso|Temas 1ºdia

O XIX Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt é um grande evento que reúne dezenas de palestras, dividias em três dias completos de programação. Conheça os Grandes Temas do dia 23 de setembro.
Último dia do Congresso
Nov 07, 2014

Último dia do Congresso

Confira tudo que aconteceu durante o terceiro e último dia do XVIII Congresso Internacional de Direito Tributário.
Notas explicativas
Nov 28, 2014

Notas explicativas

A implementação dos “International Financial Reporting Standards” (IFRS) pelas empresas brasileiras, a partir de 2008, sem dúvida alguma, aumentou a qualidade das suas demonstrações financeiras.
Congresso Abradt homenageia Prof. Sacha Calmon
Out 08, 2018

Congresso Abradt homenageia Prof. Sacha Calmon

Um dos grandes momentos do Congresso Abradt 2018 foi a homenagem recheada de emoção e alegria que o Procurador do Estado de Minas Gerais, Alberto Guimarães, fez ao nosso presidente honorário, professor Sacha Calmon. Leia-a na íntegra!
Impostos sobre o trabalho
Mar 03, 2015

Impostos sobre o trabalho

Pagar menos imposto sobre o trabalho criou mais emprego e fez a renda subir, de acordo com dissertação de mestrado do economista Clóvis Scherer, pesquisador do Dieese.