Notícias

Dez 22, 2014

Paraísos Fiscais

paraíso fiscal 2

 

Termo usado para definir um estado nacional ou uma região autônoma da qual se facilita a aplicação de capitais estrangeiros, os conhecidos Paraísos Fiscais, receberam nova regra devido ao fato da alíquota média do IR da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE – formada por países desenvolvidos) ter caído para 25,5% em 2013, sendo que em 1996 era de 36%.

Sabendo que os países considerados paraísos fiscais eram taxados em 20% de Imposto de Renda das empresas, a Secretaria da Receita Federal publicou no dia 1° de dezembro de 2014 a portaria nº 488 no “Diário Oficial da União”, da qual muda as regras atuais, considerando somente os países com alíquota interna máxima de Imposto de Renda para empresas de até 17% – ou seja, foi reduzida a faixa para que um país seja considerado paraíso fiscal.

Isso ocorreu devido a redução da tributação do Imposto de Renda feita por vários países nos últimos anos e do medo de desencorajar investimentos estrangeiros no Brasil perante o teto de 20% que parecia ser muito elevado. Explicando melhor, se o teto continuasse 20%, outros países teriam de ser encaixados nesta definição, o que não seria viável, pois a intenção não é obrigar outros países a entrarem na lista só pelo motivo de alíquota.

Para os países considerados paraísos fiscais a tributação maior das remessas feitas é de 25%, já para os que não são considerados assim, a tributação do dinheiro enviado ao exterior é menor, cerca de 15%. Atualmente mais de 60 nações são considerados paraísos fiscais no Brasil.

Para que um país não seja considerado paraíso fiscal pelo Brasil, o país tem que estar alinhado com “padrões internacionais de transparência fiscal” dos quais a Receita informou que ainda regulamentará. Importante ressaltar que com a mudança das regras brasileiras, os países que foram incluídos nesse termo poderão solicitar sua exclusão à Receita Federal e o órgão analisará também outros critérios, como a questão da transparência e sigilo sobre composição societária de empresas.

Fonte: Portal Contábeis
Autor: José Carlos Braga Monteiro


Veja também:
Lançamento em breve
Abr 01, 2015

Lançamento em breve

Livro "Consultor Tributário: Estudos Jurídicos" reúne artigos dos especialistas em Direito Tributário Gustavo Brigagão, Heleno Torres, Igor Mauler Santiago e Roberto Duque Estrada. Lançamento dia 14 de abril.
Ajuste Fiscal
Jun 03, 2015

Ajuste Fiscal

De acordo com José Marcos Domingues, "o ajuste fiscal em andamento consagra graves violações à ordem jurídica nacional". Leia na íntegra seu artigo publicado no portal Conjur.
Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem
Ago 02, 2017

Por que você precisa participar da Tax Moot Court Competition da Abradt Jovem

  Com a proximidade da 21ª edição do Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt, os preparativos caminham à todo o vapor. E, se já está chegando a data de realização do maior evento do direito tributário do Brasil, também estão se esgotando os prazos para inscrição em nossos concursos. No dia 1º de setembro, […]
Incentivos tributários
Jan 05, 2015

Incentivos tributários

A Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória que altera a legislação tributária. O texto, que ainda precisar passar pelo Senado e pela sanção da presidência, prorroga incentivos tributários.
Reforma do ICMS
Mar 10, 2015

Reforma do ICMS

Para especialistas, simplificação do imposto poderia também minimizar a carga tributária aos consumidores; mudanças podem não ocorrer neste ano devido a desgastes no Congresso.
XVI Simpósio de Direito Tributário da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários – Associação Paulista de Estudos Tributários
Nov 13, 2018

XVI Simpósio de Direito Tributário da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários – Associação Paulista de Estudos Tributários

A APET  – Associação Paulista de Estudos Tributários convida para o XVI Simpósio de Direito Tributário da APET. O evento acontecerá nos dia 22 e 23 de novembro no Mercure Hotel (Rua São Carlos do Pinhal, Bela Vista – São Paulo) das 08h15 às 17h50. A participação do nosso Diretor, o Dr. André Mendes está […]